Lançada a Enciclopédia Negra - Biografias Afro-Brasileiras (Cia. das Letras), obra escrita pelo historiador Flávio dos Santos Gomes, em parceria com o artista plástico Jaime Laureano e a antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, com 550 verbetes sobre personalidades negras da história do Brasil, incluindo figuras mais recentes como Marielle Franco, assassinada por milicianos no Rio de Janeiro em 2018 (crime em investigação) e Mestre Moa do Katendê, no mesmo ano, na Bahia, por um extremista bolsonarista.
A obra escora-se (...) na evidência de que, enquanto os registros de atos empreendidos pela população branca estão por toda a parte, as referências acerca da imensa população negra são escassas - e há um especial vácuo em relação à população escravizada por quase quatro séculos, afirma o jornalista Jotabê Medeiros (vide referência abaixo).
De uma maneira geral, os verbetes nos dão a conhecer a vida de centenas de pessoas que lutaram pelo direito à liberdade, contra o racismo, curandeiros, líderes religiosos, artistas que deram sua contribuição à criação de uma arte autenticamente brasileira e por aí vai. Mencionaria, a título de exemplo, a figura, desconhecida do grande público, do Professor Pretextato, carioca, que criou uma escola em que alfabetizava ex-escravizados.
Além do mais, há referências ao processo de "branqueamento" que tiveram por exemplo personalidades conhecidas como Machado de Assis, Mário de Andrade e Chiquinha Gonzaga, que nada mais são do que exemplificações de uma sociedade racista por natureza, embora cultive ainda o mito de ser uma democracia racial.
Referência:
MEDEIROS, Jotabê. A história invisível. CartaCapital, São Paulo, 14 abr. 2021. Plural.
Fotos: Painel sobre Cruz e Souza em Florianópolis. (C.D. - 2020)
Postagens relacionadas:
https://cesardorneles4.blogspot.com/2020/07/firmina-maria-dos-reis-primeira.html
https://cesardorneles4.blogspot.com/2020/07/por-que-nao-temos-mulheres-e-herois.html
Muito linda está iniciativa! Parabéns!
ResponderExcluirSem dúvida!
ExcluirEsence grava verko!
ResponderExcluirJes, sendube!
Excluir