21 abril 2021

De meu diário íntimo... (14) | "Não serei mais um engenheiro arquiteto, mas escritor, escritor."

 



1º de janeiro de 1966

"Ontem teve na escola (1) uma festa de funcionários em comemoração ao "Ano Nôvo". (...) Teve churrasco e danças. (...) Pensamento: A entrada do ano nôvo não foi como os outros anos."

2 de janeiro de 1966

"Hoje é um dia calmo e insolarado. Ouve-se mais o barúlio da pedreira. (2) Não serei mais um engenheiro arquiteto, mas escritor, escritor. (3) Não acredito em papais-noéis. Descobrimento: Natal 1964. (10 anos). Eu mesmo comprei meus presentes. São:

Contos de Fadas: Cr$ 4.800

Gente e Bichos: Cr$ 2220

Viajem ao Mundo Desconhecido: Cr$ 1600. Total: Cr$ 8.600. (4)

Passajem Agronomia: Cr$ 100

O "papai-noel" trouxe para o bob uma bola "Guardiã". (25/12/65)

Acho que vamos na tia Licinha (Floresta) (5) O bob vai buscar areia na escola para a Rita (caturrita)." 

3 de janeiro de 1966

"Hoje fui no centro comprar uma revista "O Cruzeiro". Cr$ 400. Todos vão bem de saúde."

4 de janeiro de 1966

"De tarde o dia é ventoso e pouço sol. São: 2,49 h." O filme "A Noviça Rebelde" já tem 27 semanas!

Pensamento:

Diário Novo é quando entro para o ginásio.


5 de janeiro de 1966

"A cocota sempre que a gente diz "cocota", cocota fica braba. O pai ainda não tirou férias. Acho que não vou escrever de tarde. Estamos criando dois canários. Um canta e outro um pouco. A Cocota não sabe falar ainda. Ela é da mãe."

6 de janeiro de 1966

"Hoje é feriado. Dia dos trêz reis magos.

7 de janeiro de 1966

"Hoje choveu um pouco. O bob pisou o dedo." (6)


(1) Escola em que meu pai trabalhava.

(2) Pedreira do Morro Santana, no outro lado de onde morávamos.

(3) Escritor sublinhado duas vezes no original... Meu pai, sem querer, havia me desestimulado instantaneamente a fazer arquitetura quando comentou que para isso teria que estudar matemática... Tinha tanto interesse por arquitetura que desenhava plantas de casas, razão pela qual cheguei a ganhar de presente um pequeno manual só com elas, editado pela antiga Ebal. De qualquer forma, vista como arte, é uma de minhas favoritas até hoje.

(4) Em outro ano comprei O Gato de Botas, entre outros livros de cujos títulos não me recordo... Recomendo!

(5) Prima de minha mãe, também proveniente de Alegrete. Outra prima, a Chatinha (assim era chamada...), morava no bairro Petrópolis. Gostava de visitá-la: íamos de bonde, para meu divertimento.

(6) Como podem ver, nessa época eu era fã de aspas...


Fotos: 1. Ceci, Édison (Bob) - à frente, eu, meu pai Edmar e minha mãe Zélia. 2. O diário anunciando a chegada do grande ano de 1966...


Mais em: https://cesardorneles4.blogspot.com/2021/04/de-meu-diario-intimo-13-o-cruzeiro-novo.html


Um comentário: