11 abril 2021

12 | De meu diário íntimo... | ba be bi bo bu/ Eu, a História e a Geografia

 



Foto: Minha experiência de hipismo em foto tirada em Pelotas, juntamente com meu irmão.


26 de maio de 1965

Ontem começei a aprender a escrever á máquina. Em 20 minutos escrevi 4 linhas e hoje 16 linhas (1)

A professora ensinou (Estudos Sociais):

Dia Pan-Americano, O que é Pan-Americanismo, Inconfidência Mineiras, O Mundo Antigo, Situações e Limites do Brasil, Expedição de Martim  Afonso de Souza, A rota de Cabral, Abolição da Escravatura, As capitanias hereditárias, Capitanias que prosperaram, Causas dos fracassos das outras, Resultados das Capitanias.


27 de maio de 1965

Fiz o mapa da América do Sul. As capitais dos paizes sul-americanos. Hoje é feriado (Ascenção) é não á aula. Já fiz os mapas do Brasil e do Rio Grande do Sul. (2)


28 de maio de 1965

O Edison está fazendo a lição dêle. São 9:20 h da noite e êle diz que vai fazer de noite porque de dia quer ir brincar. (...)


08 de agosto de 1965

Segunda-feira, isto é, amanhã, estarei no 5º ano primário (3), porque tirei 100 em todas as sabatinas. Hoje é o "dia dos papais".


26 de agôsto de 1965

Enchentes estão causando grandes prejuizos para o Rio Grande do Sul. (Pontes demulidas, homens desabrigados, e milhares de coisas!)

Pôrto Alegre, eis uma vítima! (4)


(...) Hontem encontraram um homem morto perto da casa do senhor Natalino. A enchentes cessaram e agora tem feito dias lindos. Tenho ido ao cinema (Miramar) com o Édison quase tôdos os domingos.

Aqui estão alguns filmes que vi:

1 - Esquina do Pegado. [pecado]

2 - Quadrilha do Inferno.

3 - A Bela Americana, etc... (carro) (5)


(1) ba be bi bo bu ca ce ci co cu da de di do du...

(2) Minhas matérias preferidas na Escola Primária mereciam atenção no diário...

(3) Assim, na metade do ano letivo, pulei do 4º ano primário para o 5º, que nos preparava para os exames de admissão ao antigo Ginásio.

(4) A inclinação vocacional para o jornalismo começa a evidenciar-se no diário. "Estava no sangue", como se diria popularmente, já que meu avô paterno, Marcínio Soares, tinha sido jornalista, fundador de um jornal em Piratini: o 20 de Setembro. Infelizmente morreu muito jovem, com 32 ou 33 anos. Meu pai guardava como recordação vários exemplares do jornal numa velha mala. Acabei mais tarde doando a coleção para o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, em Porto Alegre, ficando apenas com um exemplar. 

(5) Morando no bairro Agronomia, o cinema mais próximo era o antigo Miramar, no bairro Partenon. A única cena cinematográfica que gravei na memória, daquela época, foi a tentativa de assassinato do jovem protagonista de um filme de época: estava à beira de um rio quando foi alvejado no peito por uma flecha. Eu devia ter uns nove anos. Nessa época, ia ao cinema com a Ceci.


Mais em:

https://cesardorneles4.blogspot.com/2021/04/de-meu-diario-intimo-11-o-presepio-com.html


4 comentários:

  1. Que graça às ocupações do dia à dia... Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Que tempos mágicos eram aqueles!

    ResponderExcluir
  3. Bah César, desde pequeno em, com esta veia jornalística. Parabéns.

    ResponderExcluir