26 abril 2021

(08) Os romanos | Penicos de ouro e prata/ Perfumes: um "luxo inútil"

 




"Perfume é o mais inútil dos luxos. As pérolas e outras pedras preciosas pelo menos se tornam itens de herança, ao passo que as roupas duram algum tempo, mas os perfumes acabam rapidamente assim que usados. (...) Um perfume custa mais de 400 denarii cada meio quilo; é o que se paga para agradar outras pessoas, pois quem usa o perfume não o aprecia." (Plínio, História Natural)


"Acho que penicos de prata não são incluídos como itens de herança, pois não fazem parte da coleção de pratas." (Justiniano, Digesto) Segundo alguns, havia até mesmo penicos de ouro, mais raros, como o de Marco Aurélio.


Deve-se a um monge chamado Dionísio Exíguo (525 E.C.) a ideia de contar-se os anos a partir do nascimento de Jesus. Conta-se que Dionísio foi o primeiro a usar o zero, que já era usado pelos árabes, mas de origem indiana. Aliás, o uso do símbolo "0, de acordo com o que se presume, estaria relacionado à palavra grega oudén, que significa "nada", "nem mesmo um". A primeira letra do vocábulo acabou virando símbolo do zero.


Referência:

MCKEOWN, J.C.. O livro das curiosidades romanas: histórias inusitadas e fatos surpreendentes do maior império do mundo. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.

Mais em: https://cesardorneles4.blogspot.com/2021/04/os-romanos-7-de-como-evitar-queda-de.html

3 comentários: