18 abril 2021

De meu diário íntimo... (13) | O Cruzeiro Novo/ Os relógios brasileiros de verão

 



7 de dezembro de 1965

Dia 9 dêste, vou fazer o 1º exame de admissão no Ginásio São Judas Tadeu, no Cristo Redentor. (1) (Exame de Português.) (...) O bob vai matricular-se no D. Diogo de Souza. (2) Acho que se mudaremos nêsse fim de ano. (...) Passei nos exames do 5ºano ou 6ºRM. Em 3 de junho de 1964 morreu o ex-prefeito da capital.


C A S A

A S A S

S A P A

A S A S

(Inventei)

Em junho de 66 NOVO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO. Reduzirá 1000 vêzes o dinheiro. Ex. Cr$ 1000 (1965) = Cr$ 1 (1966 - Um cruzeiro nôvo)

Cruzeiro = Cruzeiro Nôvo

Ex:

"Um operário ganha Cr$ 180.000" ganhará Cr$ 180.

Terá o mesmo valor.

Cr$1000000 (um milhão) = Cr$ 1000.

Maria da Graça pareçe que vai casar-se em 15 de janeiro/66. Faz pouco dias que fiz uma redação sobre o descobrimento do Brasil. (3)

Farei o presépio dia 20 dêste mêz.

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇOU EM 1º DE DEZEMBRO. Adiantou-se uma hora nos relógios brasileiros de verão.

14 de dezembro de 1965

Hoje terminei meus exames. Os resultados seram dia 21 (9,30 m). (4) Recebi hoje o meu diploma. Terminei o curso-primário. Amanhã irei no centro comprar o mapa de Pôrto Alegre.

SE EU PASSAR, ESTAREI NA 1ª série GINASIAL (5)

15 de dezembro de 1965

Ganhei uma bússola do G.E. Desidério Finamor. Não irei mais no centro comprar o mapa. (...) O Natal está próximo. Dia 17/12 irei no zoológico com a diretora, professôra e colegas. Ontem estivemos na vila Santa Izabel, no chalé. (6) Édison ganhou um "altinho" de sua professôra. Acho que não comprarei novas coisas para o presépio. Faz tempo que não faço composição. A última era histórica: História da História. Falta 5 dias para fazer o presépio. As músicas que mais aprecio são: twist (tuiste) como: História de um homem mal; Festa do Bolinha (trio esperança), Festa do Arromba; etc... etc...* etc...

* etc... etc... etc... Muitas e muitas outras. (7)


(1) Bairro na zona norte de Porto Alegre. Ganhou esse nome porque foi criado no mesmo ano da inauguração da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Diga-se de passagem, também temos na cidade bairros com os nomes Ipanema, Petrópolis e Teresópolis...

(2) O hoje Instituto Estadual Dom Diogo de Souza acabou sendo mais tarde a escola em que trabalhei por 24 anos, como professor de português, e na qual me aposentei. Lembro-me que certo dia passamos de carro pelo estabelecimento e meu pai perguntou-me se eu gostaria de estudar no São Judas ou no Dom Diogo. Respondi que no Dom Diogo, talvez em função de suas belas árvores na parte frontal. Então meu pai respondeu que na escola "só ensinavam para ser professor"... (alusão ao Curso Normal existente). "Mas é isso que eu quero!" - falei. Minha mãe achou graça. Na verdade a ideia de querer ser professor não era ainda muito firme, como veremos...

(3) A reforma monetária acabou sendo implantada em fev/1967 e durou até mai/1970. A inflação comia o valor. Foram ao todo 9 moedas desde o Período Colonial.

(4) Referência aos exames de admissão ao Ginásio.

(5) A expectativa era grande...

(6) Meu pai havia comprado um terreno na Vila Santa Isabel, Viamão, e construído um pequeno chalé para alugá-lo.

(7) Que fique bem claro...


Mais em: https://cesardorneles4.blogspot.com/2021/04/12-de-meu-diario-intimo-ba-be-bi-bo-bu.html

2 comentários: