Carolina Augusta de Novaes Machado de Assis (Porto, 1835 - Rio de Janeiro, 1904) foi a esposa de Machado de Assis, o maior vulto da literatura brasileira, numa vida conjugal que durou 35 anos. A escritora Rosa Busnello acaba de lançar seu quarto romance histórico, que tem como título O Livro de Carolina - A Improvável Bibliografia de Carolina Machado de Assis, através da Editora Libretos (232 p.). Segundo pude apurar na Wikipédia, Carolina transferiu-se para o Rio de Janeiro a fim de cuidar de seu irmão enfermo. Por outro lado, a autora apurou por meio de consultas a cartas e amigos e familiares de que ela teria deixado seu país por ter se envolvido em um escândalo que comprometeu sua reputação.
Pelo fato de o livro tratar-se de um romance baseado na vida de Carolina, Busnello criou uma situação fictícia segundo a qual ela teria tido em Portugal uma relação amorosa ilícita com um inglês casado, motivo de um escândalo. O fato é que o boato de que ele teria vivido de fato um relacionamento do tipo a acompanhou desde sua chegada ao Brasil.
De qualquer forma, o romance destaca sua vida como esposa de Machado, num casamento construído em bases sólidas, unidos por um sentimento amoroso correspondido. Uma união que teve que enfrentar, diga-se de passagem, a não aprovação de seus familiares em Portugal, contrariados pelo fato de ela ter se casado com um negro. Além do mais, Carolina era uma jovem muito culta, com um apreço especial pela literatura inglesa. Era a primeira leitora dos livros escritos pelo marido e responsável pela correção dos textos. Segundo consta, ao apresentar-lhe romances das literaturas portuguesa e inglesa, fez com que ele redefinisse seu estilo literário.
Duas cartas de Machado para ela, quando ainda eram namorados, hoje fazem parte do acervo da Academia Brasileira de Letras. Numa elas, o escritor escreveu: "Tu pertences ao pequeno número de mulheres que ainda sabem amar, sentir e pensar. Além disso, tens para mim um dote que realça-os mais: sofreste."
Fontes |
Carolina Augusta Xavier de Novais
Os segredos de Carolina, artigo de Karine Dalla Valle publicado no Caderno Donna, em Zero Hora de 13-14/nov/202.
Mais |
Machado em inglês: desafios de uma tradutora
Imagem |
Unknown authorUnknown author, Public domain, via Wikimedia Commons
Nenhum comentário:
Postar um comentário