12 novembro 2021

Minhas ideias regadas a café (4) | Estudo do latim/ Redes sociais, joio e trigo/ Protesto/ Fatalidades etc. e tal






Nomes da semana

Monday, Tuesday, Wednesday... Será que os obscurantistas norte-americanos não se invocam com os nomes pagãos (oh, que horror!...) dos dias da semana em inglês?


O latim na faculdade

Não sei como são as coisas hoje, mas quando fiz Letras na UFRGS, entre os anos 70 e 80, na minha licenciatura em português e inglês, tive que estudar dois anos de latim, sob o argumento de ser a língua que originou o português e demais línguas neolatinas e que nos ajudaria a entender melhor as estruturas da língua de Camões. De há muito sou de opinião que apenas dois anos de estudo de latim de nenhum modo podem servir para tal objetivo. Seria bem mais produtivo uma disciplina do tipo história da língua portuguesa, enfocando suas origens latinas, como qualquer compêndio a respeito. Eu particularmente só passei a ter um gosto maior pelo latim quando passei a me interessar por questões etimológicas, mais adiante na pós-graduação. Nada contra o estudo do latim, diga-se de passagem. Que bom que haja excelentes latinistas por aí, assim como pessoas versadas no grego antigo. Mas outros são os objetivos.


Erros de português

Passei minha vida toda como professor de português corrigindo os "derepente" de muitos alunos. De jeito nenhum aprendiam que o certo é "derrepente", com dois erres! :-)


O joio do trigo

Redes sociais não me parecem muito empenhadas em combaterem o festival de notícias falsas que rola por aí, ameaçando inclusive a própria democracia, sem falar em outras baboseiras. Há quem as abomine e caem fora, sem falar naqueles que jamais tiveram interesse por elas. Eu particularmente adoto a postura de separar o joio do trigo, o que, diga-se de passagem, é uma atitude saudável em relação a muitas situações diferentes da vida, como por exemplo ligar a TV para assistir a alguma coisa.


Conferência da ONU

Falam tanto em Crise Climática... Tudo bem, mas cá entre nós, quando será que a ONU promoverá uma conferência sobre a Crise Moral e abordar a origem de todos os males?


Protesto

Ninguém está usando máscara nos novos comerciais de TV tipo as maravilhas da vida em família quando se consome a margarina X. Desserviço!...


Poupar

Fui criado para poupar as coisas. Até hoje trato de economizar água e luz aqui em casa, por exemplo. Lâmpadas acesas dentro de casa só quando se faz necessário. Nada de esbanjamento d'água. Nestes tempos bicudo em que vivemos, voltei-me igualmente para a questão do consumo de gás. Quando vou aquecer água para um cafezinho, por exemplo, passei a colocar na chaleira exatamente a quantidade de água de que preciso, o que implicará menor uso do gás. Vai influir consideravelmente na conta do gás? Claro que não. Mas fico feliz com meu gesto mesmo assim.


Fatalidade

Neste pobre país, fatalidade agora virou sinônimo de negligência pura e simples. Escrevi agora? Hoje estou muito bonzinho.


Viver

"Viva o dia de hoje como se fosse o último", diz um ditado no qual particularmente não vejo sentido nenhum, tamanha é a falta de realismo. Prefiro o "Nada como um dia depois do outro", que tem um caráter esperançoso, principalmente para quem vive neste pobre país que perdeu o rumo.


O garfo

Em vez de erguimento de estátuas homenageando verdadeiras nulidades, que tal uma lembrando o inventor do garfo, o último talher a ser criado? Você saberia viver sem ele?


Mais |

Minhas ideias regadas a café (3)

https://cesardorneles4.blogspot.com/2021/10/minhas-ideias-regadas-cafe-3.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário