16 novembro 2021

O RS colonial (3) | O comércio de couro/ Fundação de Colônia do Sacramento/ Os Sete Povos das Missões

 




Bem próximo é o rio Jacuí e o forte de pedra construído em 1752 perto da foz do rio Pardo e de onde se originou a cidade. Dali os dragões de Rio Pardo tinham vencido todas as invasões, das feitas pelos índios guaranis às dos espanhóis e argentinos. E foi como houve a fixação das mais meridionais fronteiras brasileiras. Tinha dez canhões e um exército regular de quase cem homens. Trecho do romance "Tuiatã", de Hilda Simões Lopes (Libretos, 2017)

Ao se retirarem do extremo sul do Brasil em 1640, os jesuítas espanhóis da Companhia de Jesus levaram consigo os índios catequizados, deixando para trás o gado criado em suas reduções, que continuou se reproduzindo, inteiramente bravios. O fato acabou criando o fundamento econômico da região: a apropriação do gado xucro.

Nesta época, o império português, ao perder possessões consideráveis no Oriente e na África em função de concessões para ingleses e holandeses. Em razão disso, voltou sua atenção para o sul do Brasil, com atenção especial para a região do Prata. Em razão disso, em 1680 fundou-se Colônia de Sacramento, hoje cidade uruguaia às margens do rio da Prata, como base de apoio para uma futura conquista da atual capital argentina. No pampa gaúcho, começaram uma atividade de cunho predatório, caçando o gado xucro para extração do couro, que acabava sendo exportado para a Europa. A carne em si não era considerada uma fonte de renda. Simplesmente em parte era consumida para as necessidades do dia a dia e o resto deixado para apodrecer. Tal prática envolvia ainda espanhóis e índios das missões jesuíticas, agora estabelecidas apenas no outro lado do rio Uruguai. 

O interesse crescente pela chamada Vacaria del Mar estimulou os jesuítas a voltarem a se estabelecerem  na região e disso resultou a criação dos chamados Sete Povos das Missões: São Borja, São Nicolau, São Miguel. São Luís Gonzaga, São Lourenço, São João Batista e Santo Ângelo. Começaram a capturarem o gado xucro e conduzi-lo para uma reserva de gado que batizaram com o nome de Vacaria dos Pinhais ou Campos de Vacaria. Além disso, estabeleceram estâncias para criarem o gado junto às suas reduções. Exportavam o couro para Buenos Aires e deram início ao cultivo da erva-mate.

Fonte |
História do Rio Grande do Sul, de Sandra Jatahy Pesavento (Ed. Mercado Aberto) 

Mais |

Imagem | Renato A. Costa, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons


Nenhum comentário:

Postar um comentário