05 novembro 2021

De onde vem a palavra "gaúcho"? Origem etimológica bastante incerta. Várias hipóteses.

 

O gaúcho em trajes típicos



Para o Prof. Guilhermino César (1908-1993), meu professor na faculdade de Letras da UFRGS, um mineiro de vasta cultura, há muito tempo radicado no Rio Grande do Sul, a origem do termo gaúcho tratava-se de um verdadeiro quebra-cabeça. O fato é que a origem etimológica da palavra ainda hoje é incerta, com vários posicionamentos diferentes sobre ela não só no Brasil, bem como no Uruguai, Argentina e Chile. 

Augusto Meyer (1902-1970), jornalista, escritor e folclorista gaúcho, apontava inúmeras versões, sem definir-se por nenhuma.

João Ribeiro (1860-1934), historiador e filólogo carioca, além de outras ocupações de ordem cultural, tachava o caso como insolúvel.

Para Barbosa Lessa (1929-2002), folclorista e escritor gaúcho, um dos criadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (1948), simplesmente disse certa vez: "Ninguém sabe."

Além de apontar-se como origem da palavra o francês "gauche" ("esquerdo"), há tantas outras hipóteses disseminadas por aí. O argentino Costa Alvarez chegou a catalogar 25 supostas etimologias da palavra, o uruguaio Buenaventura Caviglia Hijo foi mais longe: 36. Para ele, em termos conclusivos, "gaúcho" vem de "garrucho", portador daquilo que em português chamamos de "garrucha", uma arma de fogo de cano curto semelhante a uma pistola. Curiosamente, para a escritora Hilda Simões Lopes, igualmente advogada e socióloga, autora do romance histórico "Tuiatã", que estou lendo, tem a mesma opinião, mencionando tal origem etimológica ao longo da obra.

Já para o chileno Rodolfo Lenz, uma possibilidade seria a palavra "araucana cachu" ou "cauchu" e para o argentino Paulo Groussac, a palavra vem de "guacho". O fato é que o termo é de origem certa. Sabemos apenas que "gaúcho", entre nós, antes de passar a ter o sentido moderno de "natural ou habitante do Rio Grande do Sul", tinha conotações nada honrosa: era aquele que não passava de um "marginal, ladrão, vagabundo, contrabandista, coureador, aquele que saqueava fazendas só para roubar o couro das rezes", conforme certa vez esclareceu em artigo o jornalista Antônio Goulart, já falecido.

Fonte |
De onde vem a palavra gaúcho? Artigo de Ricardo Neves, em sua coluna Almanaque Gaúcho, publicada em Zero Hora de 30-31/out/2021

Mais |
Palavras de origem indígena como "cutucar", "peteca" e outras


Um comentário: