23 novembro 2021

O RS colonial (4) | A vida nas missões jesuíticas/ Expulsão dos jesuítas/ A descoberta do ouro nas "Gerais"


Como já vimos na postagem anterior desta série (veja linque abaixo), em 1682 os padres jesuítas da Companhia de Jesus começaram a retornar ao Rio Grande do Sul e fundaram os chamados Sete Povos das Missões, fato que deu origem a algumas cidades do oeste gaúcho. Os índios levados para as reduções jesuíticas "passaram a trabalhar sob a orientação e fiscalização dos jesuítas, em regime comunitário". Tanto a terra quanto os meios de produção pertenciam à comunidade.

A terra era demarcada para as famílias, sendo que outras eram destinadas para o usufruto de incapazes, como órfãos, viúvas e doentes bem como aqueles com cargos administrativos. As colheitas eram armazenadas para posterior  distribuição às pessoas.

Além da criação de gado e cultivo da erva-mate, as comunidades ocupavam-se com outras atividades, como fiação, tecelagem, metalurgia, trabalhos artísticos ligados principalmente à arquitetura e escultura. Inicialmente os caciques eram nomeados como chefes de setores. Com o tempo, tais nomeações passaram a se dar pelo processo de eleição.

Em meio às disputas pela posse da região praticadas pelos impérios português e espanhol, as reduções jesuíticas agiam de maneira autônoma, expandindo-se economicamente e passaram a ser vistas como uma ameaça às pretensões de Portugal e Espanha. Passaram a ser consideradas como "um estado dentro do estado" e corriam boatos que tencionavam criar um "Império Teocrático na América".

O conflito crescente foi pauta do Tratado de Madri (1750) entre os dois impérios europeus e disso resultou nas expulsões dos jesuítas em Portugal, Espanha e América, num período de nove anos entre elas.

Ao final do séc. 18, com a descoberta das minas de ouro e pedras preciosas nas "Gerais", aumentando a população na região e não mais apenas no litoral, criou-se um mercado interno e os rebanhos de gado no sul do país passaram a gozar de uma maior importância, conectando-se economicamente as duas regiões brasileiras.


As missões jesuíticas no RS em 1752


Fonte | 

História do Rio Grande do Sul, de Sandra Jatahy Pesavento. Ed. Mercado Aberto, 1984.

Mais |

O RS colonial (3) | O comércio de couro/ Fundação da Colônia do Sacramento/ Os Sete Povos das Missões

https://cesardorneles4.blogspot.com/2021/11/o-rs-colonial-3-o-comercio-de-couro.html


Missões Jesuíticas (vídeo)

https://www.youtube.com/watch?v=fP-1FQu-BvY

Imagens |

1. Renato A. Costa, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons

2. O autor não foi fornecido de forma legível por computadores. Presume-se que seja Pruxo (com base nos direitos de autor reivindicados)., Public domain, através da wiki Wikimedia Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário