11 novembro 2021

CABEÇAS PENSANTES (17) | O essencial/ Que futuro?/ Faca/ Ouro/ Poluentes/ Racismo/ Arte

 






Mas é preciso escolher.
Porque o tempo foge.
Não há tempo para tudo. (...)
É necessário aprender a arte de "abrir mão" -
a fim de nos dedicarmos àquilo que é essencial.
Rubem Alves, teólogo


Que futuro existe hoje, neste país, para essas meninas e meninos geniais [doutorandos]. Orçamento de ciência praticamente zerado, ministérios paralisados, universidades reféns de desmandos. O que parecia antes um desafio é hoje uma sentença. Sim, essas meninas e esses meninos têm um futuro brilhante, e vão contar essa história - só que não aqui.
Cristina Bonorino, imunologista e professora da UFCSPA


Meu poema é a minha faca. Paul Celan, poeta romeno


O ouro não deixa um tostão na Amazônia. O garimpeiro não vê esse ouro. O atravessador ganha um pouco mais, e o grande beneficiário é o comerciante de ouro, que está a centenas de quilômetros da floresta. É uma destruição de graça.
Ana Beltrame, diplomata, cônsul do Brasil em Rivera, Uruguai


No mundo todo, são 8 milhões de pessoas que morrem de forma prematura todos os anos por conta das emissões de poluentes. E o custo dessas mortes, seja pelas internações hospitalares ou pela perda da capacidade produtiva, é muito maior do que o custo de abater as emissões.
Paulo Saldiva, médico patologista, professor e pesquisador da Faculdade de Medicina da USP


Marighella foi um defensor da justiça social e igualdade entre as pessoas, mas nunca falou sobre a questão do racismo, porque não era uma pauta da esquerda. Também não é suficientemente hoje. A esquerda não entendeu que não se pode falar de nenhuma questão social sem entender que o evento histórico que fundamenta nossas relações sociais é a escravidão. Wagner Moura, ator e cineasta


Por que a arte importa? Porque, entre várias outras coisas, inspira, educa, conta uma história. A arte também denuncia, defende, argumenta, manifesta, emociona. A arte desenvolve o senso crítico, faz pensar além, expande o universo. Luís Wulff, CEO do Tax Group e diretor financeiro da Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS


Mais |
Cabeças Pensantes (16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário