16 março 2022

MOSAICO | Andanças literárias/ Mão inglesa em Porto Alegre/ Ideias regadas a vinho/ Humor/ Curiosidades


Mosaico de Gaudí, Parque Güel, Barcelona



Andanças literárias


Encontro-me no Rio de Janeiro, em meio às páginas de A Audácia dessa Mulher (releitura), de Ana Maria Machado, vencedora do Prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, na categoria Melhor Romance, 1999. Como diz a contracapa, "é um livro sobre o amor e o ciúme, a fidelidade e a rebeldia, mas também é uma celebração da literatura e de seus leitores." Bia e Virgílio se conhecem quando são convidados a assessorarem a produção de uma minissérie de TV de cunho histórico. O ciúme acha-se presente tanto no relacionamento amoroso que se inicia entre os dois (embora ela não tenha esquecido de vez seu ex-namorado) quanto nos personagens protagonistas da série televisiva. Pela Ed. Alfaguara.

Mão inglesa em Porto Alegre

Com o surgimento do automóvel, a mão inglesa, em que o tráfego na direção oposta vem da direita, a chamada mão inglesa foi adotada em Porto Alegre e em outras cidades gaúchas, tal como no Uruguai e Argentina. Aliás, o primeiro automóvel que rodou na cidade tinha o volante no lado direito. Como poucas cidades no Brasil adotavam o sistema, a prefeitura resolveu aboli-lo em 1929. Num curto período de transição, de uma semana, automóveis e carroças tiveram que reduzir a velocidade para 20 km/h a fim de que se evitassem acidentes. A Companhia Carris (1872, empresa municipal de ônibus públicos até hoje, já contava com 16 auto-ônibus também teve que se adaptar às novas regras, de acordo a mão francesa, no caso...
Fonte | O fim da mão-inglesa no trânsito da capital, de Leandro Staudt, artigo publicado em Zero Hora de 12-13/mar/22

Minhas ideias regadas a vinho


"É só tirar a Dilma!" Certamente. Deu no que deu: o fundo do poço.

Ao estudarmos história na escola, aprendemos sobre as conquistas romanas, a conquista da América pelos europeus. Já quando se tratava dos árabes em relação à Península Ibérica, o termo mudava para invasões. Na verdade, tudo sempre se tratou de invasões e posse pura e simplesmente, sem eufemismos.

Perguntar não ofende: será que cloroquina não é boa para abastecer o tanque do carro?

Humor


Antes de mais nada é sempre bom lembrar que foi Max Nunes (1922-2014), humorista e médico, o criador de bordões como Não me comprometa!, Muy amigo!, Perguntar não ofende, Tem pai que é cego, Querias!, dentre outros, tendo sido criador de muitos textos de humor para Jô Soares, que o considerava como seu padrinho. São deles frases como:

O caminho mais curto entre dois pontos não é uma reta. É o ônibus.

O jóquei é um sujeito que ganha dinheiro nas costas dos outros.

Conheço um marido tão bom fisionomista que consegue reconhecer a própria mulher depois que ela volta do cabeleireiro.


Você sabia?


Os países com maior número 
de patrimônios mundiais do ponto de vista cultural são a Itália (49%), a Espanha (41%), a Alemanha (41%), a França (39%) e a China (36%).

Os países com maior número de bicicletas no mundo são a Alemanha (72 milhões de bicicletas, o correspondente a 87% da população), Japão (78%) e Tailândia (74%) e Polônia (70%). Copenhague (Dinamarca) é considerada a mais amigável para os ciclistas. Utrecht, Amsterdã (Holanda) e Estrasburgo (França) são as outras três na sequência.
Fonte | Revista Superinteressante nº 395

Nenhum comentário:

Postar um comentário