Secos & Molhados
Histórias da censura
Mordaça - Histórias de Música e Censura em Tempos Autoritários, de João Pimentel e Zé McGill, lançado pela Editora Sonora (336 p.) em dezembro último, registrou a fala de vários artistas da MPB sobre suas experiências pessoais com a censura durante o Regime Militar de 1964. Casos até mesmo pitorescos permeiam o livro, como duas músicas instrumentais de Edu Lobo, Casa Forte e Zanzibar. Para McGill, em entrevista recente a um jornal local, juntamente com Pimentel, provavelmente os censores imaginaram que os títulos tinha a ver com quilombos... Que horror! Censure-se! Por um erro de digitação, em uma letra de música enviada por Ivan Lins, estava escrito zmei em vez de amei. O censor não teve dúvidas: só podia ser um código. Caetano Veloso, em Nine Out of Ten, usou a palavra reggae, desconhecida do censor de plantão. Podia ser um termo subversivo. Censurada!
A perseguição aos artistas acabou destruindo a carreira de alguns, como Taiguara, com discos e shows proibidos. Geraldo Azevedo foi um dos casos de tortura. Ney Matogrosso presenciou a morte de uma companheiro de cela.
Melhor sorte teve Apesar de Você, de Chico Buarque: a censura não viu nada demais. Devia ser uma música que falava de uma mulher mandona, só que na realidade endereçada a Médici. Quando deram-se conta do equívoco, Chico passou a ser um dos alvos principais.
Fonte | Histórias da Censura, entrevista de João Pimentel e Zé McGill ao jornalista William Mansque, publicada no jornal Zero Hora de 12-13/fev/22
Deu no Twitter
Você sabia?
Para os cientistas, cabeçadas no futebol podem causar lesões cerebrais. Atualmente constata-se que o lance é cinco vezes maiores quando se trata de uma mulher, que geralmente tem "menos massa muscular para estabilizar o pescoço e o crânio na hora do choque". Superinteressante
Minhas ideias regadas a vinho
Quanto maior é postura de inclusão, melhor é a Esquerda. Quanto maior é a postura de exclusão, pior é a Direita.
Em meio às incertezas da Crise Climática, que já afeta a agricultura (o RS perdeu mais de 40% de sua safra), que pode levar ao mundo a uma situação calamitosa de fome em termos globais, o homem ainda pensa em guerras fraticidas, levadas ao cabo por interesses de dominação, em última análise.
Quem sabe com a gasolina a 50 reais um povo acomodado vá para as ruas em protesto.
Nasceu o bebê. Passa bem.
A mãe está pesando 68,2 k.
Mais |
ARMAZÉM DORNELES | Ana Maria Machado e o menino leitor/ Ideias regadas a vinho/ Deu no Twitter/ Mundo Curioso
Nenhum comentário:
Postar um comentário