Matéria publicada no saite do jornal espanhol El País abordou o assunto da chamada obsolescência planejada, que inclui, entre outros setores, os têxteis, eletrodomésticos e até mesmo os smartphones, enfoque principal do texto. Dois anos depois, em muitos casos, seu celular começa a falhar, o que, diga-se de passagem, está acontecendo como o meu, que começa a dar problemas, principalmente de lentidão.
De acordo com Benito Muros, presidente da Fundação Energia e Inovação Sustentável sem Obselescência Programada (Feniss), "se a obsolescência programada não existisse, um telefone celular teria a vida de 12 a 15 anos", o que convenhamos constitui-se num verdadeiro desrespeito ao consumidor.
A Autoridade Garantidora da Concorrência e do Mercado da Itália (AGCM) aplicou uma multa de 5 milhões de euros à Samsung e de 10 milhões à Apple por forçarem os clientes com atualizações que tornam os celulares mais lentos, numa clara tentativa de forçar a troca de seus aparelhos por um novo. Enrique Martínez Pretel, membro do Conselho Geral de Associações de Engenharia Informática da Espanha, lembra que tais multas nada significam para as empresas, como a Apple, que teve no quarto trimestre de 2014 um lucro de 16 bilhões de euros.
Segundo Benito Muros, da Feniss, tais práticas resultam no aumento aumento cada vez maior dos resíduos gerados. "Não podemos continuar consumindo como fazemos porque daqui a 20 anos não haverá matérias-primas e vamos nos afogar em nosso próprio lixo". Mas enfim, tais práticas moralmente condenáveis são vividas em meio a uma estrutura econômica de caráter mundial em que o lucro esta acima de tudo.
Fonte |
Um celular poderia durar 12 anos se sua vida não fosse encurtada de propósito
Mais |
Lixo tóxico chega ao Brasil, proveniente dos EUA e outros países
Vivemos numa época de empresários corruptos, que só pensam em seus umbigos! Lucros e mais lucros é a meta! Nós os trouxas gostamos de ter o ultimo modelo, pois da statos! Ledo engano meus camaradas, o que somos na real, uns trouxas... Eu só troco meu celular quando é necessário de fato! Não sou de encher os bolsos desses 'Paulos Quedes'. Fim
ResponderExcluir