16 dezembro 2021

CABEÇAS PENSANTES (22) | Duas barbáries/ Enfrentando a ansiedade/ A babá celular/ A esperança da alegria/ Falar ao coração



Antes de mais nada, é preciso entender bem que estamos ameaçados, cada vez mais por duas barbáries. A primeira barbárie a gente conhece, vem desde os primórdios da história, que é a crueldade, a dominação, a subserviência, a tortura, tudo isso. A segunda barbárie, ao contrário, é uma barbárie fria e gelada, a do cálculo econômico. Porque quando existe um fundamento exclusivamente em contas, não se vê mais os seres humanos.
Edgar Morin, fragmento de entrevista publicada no saite da Revista Prosa Verso e Arte



O meu jeito de enfrentar a ansiedade é me concentrando no agora, no instante presente. Me ligo 100% no lugar onde estou, com quem estou e no que estou fazendo. Assim, ganho foco, dou atenção plena ao outro e não fico me perdendo em projeções inúteis, deixando o pensamento escapulir para um lugar sem retorno. Até o sono melhora.
Martha Medeiros, em sua crônica 
Contra a ansiedade (Zero Hora de 11-12/dez/2021)


Para [Jefferson] Krug, o risco de dar o celular para a criança toda vez que falta tempo para sentar ao lado dela e brincar é quase confundir o aparelho com uma babá - nesse caso uma babá incapaz de entender o pequeno em sua singularidade. 
"A criança não está sendo cuidada, está sendo distraída. E, quando se volta para as relações, ela se sente angustiada." Conectada diariamente a uma tela cheia de recursos e significados, sem tempo para elaborar suas próprias ideias e sentimentos e sendo e ser atendida em seus pedidos com um simples comando de voz, a criança pode ficar distante de si mesma, com a impressão de que o mundo foi feita para satisfazê-la.
Karine Dalla Valle, em sua matéria O novo jeito de ser criança (Zero Hora de 11-12/dez/2021).


Somo seres humanos, permanecemos humanos enquanto estiver acesa em nós a esperança da alegria. Desfeita a esperança da alegria, a vela se apaga e a vida perde o sentido.
Rubem Alves essencial: 300 pílulas de sabedoria


Para falar ao vento bastam palavras.
Para falar ao coração, é preciso obras.
Padre Antônio Vieira


Mais |

CABEÇAS PENSANTES (21) | Boate Kiss x Impunidade/ Inquisições acadêmicas/ O fascismo já entrou pela porta. E mais.

https://cesardorneles4.blogspot.com/2021/12/cabecas-pensantes-21-boate-kiss-x.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário