09 dezembro 2021

CABEÇAS PENSANTES (21) | Boate Kiss x impunidade/ Inquisições acadêmicas/ O fascimo já entrou pela porta/ E mais.

 




Nem todos os responsáveis pelo horror [no caso da Boate Kiss] são réus (...). Bombeiros e a prefeitura de Santa Maria foram excluídos da denúncia do Ministério Público, mesmo apontados no minucioso inquérito policial. (...) Essa tentativa de burlar a História e construí-la falsamente é ato típico das defesas indefensáveis. Não tento adivinhar a decisão do júri. Aguardo, porém, que reencontre o tino para que a justiça não se perca como lodo pelas sarjetas da História.
Flávio Tavares, jornalista gaúcho


As inquisições não são monopólio das igrejas e não se fazem só com lenha e fogo. É muito difícil viver na universidade e continuar a cultivar os próprios pensamentos. É muito mais seguro ficar moendo os pensamentos dos outros.
Rubem Alves, teólogo


Eu só escrevo porque não consigo 
deixar de escrever.
Clarice Lispector, escritora




Hoje, quando um cientista comenta sobre a nova variante é porque acompanha dos estudos feitos em países que investem em ciência. Aqui, sem verba, não se sequencia, não se acompanham respostas imunes às vacinas. Dependemos, cada vez mais, das informações geradas no Exterior. Setores de ministérios estão paralisados, técnicos e pesquisadores são afastados, como no Inep; ou renunciam, como no Enem e na Capes.
Cristina Bonorino, imunologista gaúcha


Quando uma sociedade renuncia ao pensamento, se deixando à mercê das redes sociais, de fake news, de opiniões negacionistas ou de movimentos antivacina, fascismo está não apenas ronda a porta, como já entrou por ela há muito tempo.
Nilton Mullet Pereira, professor de história (UFRGS)




A partir de um certo ponto, o dinheiro deixa de ser o objetivo. O interessante é o jogo.
Aristóteles Onassis, magnata


Mais |

Nenhum comentário:

Postar um comentário