30 dezembro 2021

CABEÇAS PENSANTES (24) | Jesus e o Ocidente/ Desformatura/ Banana-nanica/ História dos que têm voz/ Um homem atormentado

 




As ideias de Jesus mudaram o mundo. Não a crenças, as ideias. (...) O Ocidente é o que é graças a Jesus. A Declaração dos Direitos Humanos,
A Revolução Francesa, o voto universal, a abolição das escravaturas, o feminismo, o antirracismo, os direitos dos homossexuais, a ideia de que todas as pessoas nascem iguais, independentemente da melanina, do gênero e dos atributos físicos, tudo isso é fruto da filosofia de Jesus.
David Coimbra, jornalista e escritor gaúcho


"Formatura": "formar" é colocar na forma, fechar. Um ser humano formado é um ser humano fechado, emburricado. Educar é abrir. Educar é "desformar". Uma festa de "desformatura".
Rubem Alves, teólogo


Há mais de 30 anos, entrando em um supermercado de São Paulo pela primeira vez, perguntei a uma atendente onde eu encontrava a banana-caturra. A moça me olhou com estranheza. Era um regionalismo gauchesco. Como adivinhar que a banana grande, no Sudeste, seria banana-nanica? Que contradição!
Leandro Karnal, historiador, professor da Unicamp



Os historiadores apresentam uma realidade cronológica, linear, lógica. Mas a verdade é que se trata de uma montagem, fundada sobre um ponto de vista. A História é escrita sob um prisma masculino. Se fosse feita pelas mulheres seria diferente. Enfim, há uma história dos que têm voz e outra, não contada, dos que não a têm.
José Saramago, escritor português



Nem o mais fiel tiozão bolsonarista acredita de que de fato Bolsonaro esteja muito feliz andando de jet ski em Santa Catarina. Bolsonaro finge estar numa boa, mas é um homem atormentado. Ele sabe, até porque passa mais tempo nas redes sociais do que governando, que o Brasil todo acompanha com vaias seus passeios e suas pescarias na praia, enquanto a Bahia enterra seus mortos.
Moisés Mendes, jornalista gaúcho



Mais |

CABEÇAS PENSANTES (23) | Crueldade/ Vazio espiritual/ Ensinamento de Buda/ O "perigoso" pensamento crítico/ Quarta dose


Nenhum comentário:

Postar um comentário