31 maio 2021

Minhas ideias regadas a vinho (9) | "Empreendedorismo", cigarro, Famíla Addams etc.

 


"Quem não tem cão, caça com gato." Você gosta de caçar ratos? Senão, nada feito.


A mentira tem perna curta. Depende do país.


Mais vale dois pássaros voando do que um na mão, disse o politicamente correto.


Me desculpe, mas quem gosta do frio, trata-se de uma pessoa meio masoquista, né não? Nada como aquelas tardes de verão de puro mormaço!


Empreendedorismo é o nome chique que o Capitalismo inventou para o subemprego, assim como meritocracia é a desculpa esfarrapada para justificar a desigualdade social, cada vez maior no mundo inteiro, na proporção direta do aumento da concentração de renda na mão de poucos.


Neste pobre país que perdeu o rumo, certos posicionamentos não são nem de direita, nem de esquerda. São de falta de caráter mesmo.


E perguntará uma criança do séc. 22, um tanto espantada: "Se o cigarro fazia mal, por que era fabricado?"


Melhor idade é quando a pasta de exames e receitas médicas engorda.


Nunca fui um aficionado por filmes de terror,

com exceção daqueles com a Família Addams.

 

Mais |

30 maio 2021

De meu diário íntimo... (19) | 1968: Churrasqueada com Pepsi e Fanta/ A TV no futuro...

 


16 de novembro de 1968

14 anos

Ontem eu e minha turma (3ª série) (1) fomos a um pic-nic na Estação Experimental do Arrôz. Cheguei lá as 9:00 horas quando estavam preparando a salada. Antes e depois do churrasco (com muita pepsi e fanta), tomamos banho num riacho perto. Estavam presentes: o Renato e seus pais, as gurias e algumas amigas, Leonel, Rogério, os dois Ademir, Alonso, Wanderley, Júlio César. Os que ficaram: Laert, [José] Esperança, Nilo, Martíria, Cocota (Walmir) e Jaime (veio mais tarde no churrasco por que tinha que votar). Na volta fomos jogar bocha. Fiz numa jogada 6 pontos (8 é o máximo).

"A última Canção", "Eu te amo, te amo, te amo", "A felicidade" são as principais músicas do sucesso atual. E ainda "Sá Marina" com Simonal. Dia 10 NOVEMBRO completou "1000 dias" que estamos aqui no Passo d'Areia. (2) 

23 de novembro de 1968

14 anos

Hoje inicia o artigo 99 pela TV Canal 5. Darão aulas aos sábados e domingos de manhã. As sextas feiras sai a matéria escrita no "Diário de Notícias". Isto é de grande utilidade para todos. A televisão será no futuro, ou melhor, servirá como professor. Hoje às 2:00 horas irei buscar o boletim. Farei exame de Agricultura e Matemática.

25 de novembro de 1968

14 anos

Aproxima-se 69 e em todos os fins de ano a grande preocupação é exames, notas, boletins. Hoje faço Agricultura e quarta Matemática. Dia 1º/12 farei o presépio (Aliás, aqui em casa fazemos presépios desde o natal de 1963, portanto êste é a sexta vez que fazemos presépios.).

Estamos construindo um viveiro para os 4 sabiás que compramos. Estou ajuntando, fazendo uma economia para ajuntar 5,00. Já tenho em "caixa" 2,00. Gastei tudo em revistas: E assim termino o ano de 68 neste diário.

Super Man Bi 0,70    Tio Patinhas 0,70

Super Môça Bi 0,70   Intervalo 0,60 (3)

Super Boy Bi 0,70


(1) Em 1968 meu pai achou por bem transferir-me de escola. Assim complementei os estudos ginasiais (3ª e 4ª séries) no Colégio Agrícola Daniel de Oliveira Paiva, em Cachoeirinha, município da Grande Porto Alegre, o que seria uma garantia de vaga futura no curso de nível médio, no mesmo estabelecimento, que formava "técnicos rurais" (agrotécnicos). O interessante para ele era que já saísse formado com alguma profissão... Na verdade, teria sido melhor se tivesse feito o Clássico, que melhor me prepararia para o que acabei escolhendo como opção de vestibular: Letras. Minha vivência estudantil no colégio agrícola é aliás tema de outra postagem:

https://cesardorneles4.blogspot.com/2020/10/meus-tempos-de-colegio-agricola.html

(2) Havia uma indefinição quanto ao nome do bairro, pelo menos de nossa parte: Cristo Redentor ou Passo d'Areia?

(3) InTerValo era uma revista em miniformato da Editora Abril, inspirada na TV Guide norte-americana, que apresentava matérias sobre o mundo televisivo e a programação semanal de TV.



Mais |


29 maio 2021

Walter Whitman | Aproveita o dia





Aproveita o dia,

Não deixes que termine sem teres crescido 

  um pouco

Sem teres sido feliz, sem teres alimentados

   teus sonhos.

Não te deixes vencer pelo desalento.

Não permitas que alguém te negue o direito

   de expressar-te, que é quase um dever.

Não abandones o direito de fazer de tua vida

   algo extraordinário.

Não deixes de crer que as palavras e a poesia

   sim podem mudar o mundo.

Porque passe o que passar, nossa

   nossa consciência continuará intacta.

Somos seres humanos cheios de paixão.

A vida é deserto e oásis.

Nos derruba, nos lastima, nos ensina, 

   nos converte em protagonistas de nossa           própria história.

Ainda que o vento sopre contra, a poderosa

   obra continua, tu podes trocar uma estrofe.

Não deixes nunca de sonhar, porque só nos

   sonhos pode ser livre o homem.

Não caias no pior dos erros: o silêncio.

A maioria vive num silêncio espantoso.

   Não te resignes, e nem fujas.

Valoriza a beleza das coisas simples,

   se pode fazer poesia bela, sobre as

   pequenas coisas.

Não atraiçoes as tuas crenças.

Todos necessitamos de aceitação, mas não

   podemos remar contra nós mesmos.

Isso transforma a vida em um inferno.

Desfruta o pânico que provoca

   ter a vida toda a diante.

Procura vivê-la intensamente 

   sem mediocridades.

Pensa que em ti está o futuro, e encara

   a tarefa com orgulho e sem medo.

Aprenda com quem pode ensinar-te

   as experiências daqueles que nos

   procederam.

Não permitas que a vida passe 

   sem teres vivido...


Walter Whitman (1819 – 1892) | Jornalista, ensaísta e poeta norte-americano.


Mais sobre o autor |

https://pt.wikipedia.org/wiki/Walt_Whitman

28 maio 2021

As primeiras três mulheres europeias a chegarem ao Brasil (1551) e outras curiosidades

 


Em 1551 três irmãs órfãs foram as primeiras mulheres europeias a chegarem ao Brasil. Muitas delas, nessa condição, passaram a serem enviadas para se casarem com colonos, além de significar para a Igreja economia em termos de orfanatos.


Algumas plantas percebem os sons, mesmo que não tenham a experiência da audição. Um exemplo: As plantas Arabidopsis thaliana podem detectar o ruído da mastigação de uma lagartinha e produzir toxinas nas folhas para combatê-la.


O jacaré, numa eventualidade de perder sua calda, pode fazê-la crescer novamente em até 22 cm.


A república mais antiga do mundo é a de San Marino, criada em 301 d.C. Na Europa ainda existem 12 monarquias.


Você aprendeu na escola: números primos são aqueles que só podem ser divididos por ele mesmo ou por 1. São infinitos. O maior deles já conhecido possui 17,4 milhões de dígitos.


Fonte | Superinteressante

Mais |

https://cesardorneles4.blogspot.com/2021/05/maximo-de-caracteres-series-mais-caras.html

25 maio 2021

O Universo é inteligente? A discussão que ganha corpo

Somente a vaidade e o orgulho humanos podem conceber a ideia de negar-se a priori a possibilidade de que o Universo seja inteligente. Infelizmente ao longo de minha vida, volta e meia deparei-me com um posicionamento anticientífico, diria eu, por parte de eminentes figuras do academicismo a respeito da questão. Não é e ponto final. Quanta presunção! 

Um dos problemas da Ciência, como li certa vez, foi o fato de ter sido tão severamente perseguida pela religião que simplesmente quando conseguiu se impor rechaçou toda e qualquer ideia de origem religiosa, como a ideia de Deus. Felizmente o pensamento evolui e cada vez mais, no meio científico, a ideia de um universo provido de inteligência ganha corpo, sem deixar de lado a ideia da Evolução. 

Creio pessoalmente que nas próximas décadas a discussão sobre o assunto estará na ordem do dia por parte dos cientistas, desprovidos de todo e qualquer preconceito sobre o tema. Aliás penso que no futuro teremos uma ciência não só de natureza dedutiva, mas também intuitiva. Tudo é uma questão de abrir-se os canais intuitivos de nosso ser para realidades que naturalmente não podem ser comprovadas em laboratórios. 

Até porque, imaginar-se de que tudo no Universo seja resultado de um mero acaso promovido por forças cegas em interação é no mínimo digno de questionamentos. Certos fenômenos desafiam até mesmo as probabilidades matemáticas de acontecerem ao acaso, conforme já vi num documentário muito interessante. Mas enfim, o tempo dirá quem tem razão. 

24 maio 2021

Antonieta de Barros (1901-1952): a educadora catarinense que criou o Dia do Professor

 



Antonieta de Barros (1901-1952), nascida em Florianópolis, filha de uma ex-escrava, foi jornalista e professora, além de ter sido no Brasil a primeira mulher negra a assumir o cargo de deputada estadual, no caso pelo antigo Partido Liberal Catarinense (1935). Seu mandato foi interrompido pelo Estado Novo, mas voltou a eleger-se para um novo mandato em 1947, com a volta da Democracia, por um outro partido. No parlamento, ocupava-se principalmente com questões ligadas à Educação, defendendo a ideia de criação de bolsas de estudos em nível universitário para alunos carentes e criação de concursos para professores. 

Após a conclusão de seu curso normal, criou em sua própria casa um curso de alfabetização para pessoas carentes, atividade que exerceu até morrer. Depois exerceu atividades docentes em instituições educacionais diversas, tendo sido exonerada do cargo de diretora de escola em 1951 por motivos políticos. Pretendia cursa Direito, o que não foi possível, pois o curso era vetado para as mulheres.

Ainda muito jovem, na década de 20, fundou um jornal, A semana. Posteriormente dirigiu uma revista chamada Vida Ilhoa e escrevia artigos para jornais locais. Em 1937 escreveu o livro Farrapo de Ideias, obra que abriu seus caminhos para a atividade política. Em seus textos, defendia suas ideias revolucionárias para a época, como propor a renovação do pensamento político, lutar pela emancipação feminina e combater o racismo, ela mesma vítima deste último: em 1951 um determinado historiador referiu-se aos seus posicionamentos de ordem política e educacional como "intriga barata de senzala".

Em Santa Catarina, a lei estadual de nº 145, de 12/out/1948 é de autoria dela e institui no estado o Dia do Professor, a qual quinze anos depois, no governo de João Goulart, torna-se data comemorativa em todo o País. 15 de outubro foi escolhido em função do fato de que nesse dia foi instituído o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, por intermédio de Dom Pedro 1º.


Um fragmento de texto de sua autoria:


A alma feminina se tem deixado estagnar, por milhares de anos, numa inércia criminosa. Enclausurada por preconceitos odiosos, destinada a uma ignorância ímpar, resignando-se santamente, candidamente, ao deus Destino e a sua congênere Fatalidade, a mulher tem sido, de verdade, a mais sacrificada metade do gênero humano. Tutelada tradicional, irresponsável pelos seus atos, boneca-bibelot de todos os tempos.


Fontes |

https://history.uol.com.br/noticias/primeira-deputada-negra-do-brasil-criou-o-dia-do-professor-em-1948?fbclid=IwAR3Z8ua4yHR1rRASWTr2JhGhFz10V_CHy-ovd0SOnswJDDD7HkIJeH94R6Q

https://pt.wikipedia.org/wiki/Antonieta_de_Barros


De meu diário íntimo... (18) | "Não gosto de filmes policiais com excessão (sic) do "BATMAN"."

 



10 de novembro de 1966

12 anos

Faz mais ou menos 3 dias que compramos uma televisão G.E.. Hoje a trouxeram. A imagem é boa. Gostamos muito. Já podemos ver o "Super-Homem", "Cinelândia", etc... (1)

14 de julho de 1967 (2)

12 anos

Estamos criando um cachorrinho. Chama-se Lôbo, Na noite retrasada sonhei com uma caturrita. Eu tinha que ter muito cuidado com ela porque passava se perdendo. Gosto do ritmo moderno porém não exagerado. (3) Gosto das matérias de História, Inglês. Meus cantôres prediletos são Wanderlei Cardoso, Ronnie Von e Agnaldo Rayol. Gosto de um bom filme de "bang-bang" e histórico. (da Antigüidade e da Idade Média). O pai trouxe uma máquina de escrever e sempre que posso dou uma treinadinha. Estou pensando em mudar de diário pois este já está um tanto riscado. Na televisão vejo as novelas, filmes de mocinho, etc... Não gosto de filmes policiais com excessão do "BATMAN" pelo C. 12. (4)

"Quanto mais velho, mais precioso é; quanto mais nôvo, mais conhecido é." 

César

1º de agôsto de 1967

12 anos

Hoje reiniciou as aulas. O Édison foi à escola, porém voltou pois não teve aula para êle. Acho que vou mudar de diário pois agora a minha maneira de relatar, narrar, contar mudou. (5) Estive sabendo por intermédio do Correio do Povo que um Volks/67 custa NCr$ 7.780,00 (Quase oito milhões antigos).

"A inteligência não é uma conquista e sim uma virtude."

César

25 de setembro de 1967

13 anos

Durante êstes últimos dias houve uma enchente muito mais séria do que as outras que costumamos ter tôdos os anos. O Guaíba subiu o seu nível, mais ou menos, 3.00 m. As zonas mais atingidas da capital foram principalmente a parte banhada pelo Guaíba. No interior do estado: Canôas, São Leopoldo e outras cidades junto aos rios Sino e Caí. Felizmente tudo já está voltando ao normal. Ontem fomos ao aniversário da Solange (6). Estava ótimo. No último Gre-Nal o Inter venceu o Gremio por 1x0.

"Hoje é domingo/ teu pai é um gringo/ fumando cachimbo/ cachimbo de barro/ bateu na jarra/ a jarra [é] de Valente/ bateu no tenente/ tenente é fraco/ caiu no buraco/ o buraco é fundo/ terminou-se o mundo/." (7)


(1) Em Porto Alegre, já havia dois canais de televisão: a TV Gaúcha (1962), que transmitia programas das antigas TV Excelsior, TV Rio, TV Record, além da Globo, ainda incipiente, bem como a TV Piratini (1959), dos Diários e Emissoras Associados, que reproduzia basicamente a programação da TV Tupi.

(2) Começa uma fase de longos intervalos sem escrever no diário...

(3) Não me lembro do que queria dizer com exagerado... Era fã do programa Jovem Guarda que era transmitido aos domingos e apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, entre 1965 e 1968. 

(4) Referência à série Batman e não propriamente aos filmes que se seguiram...

(5) Sim, o guri agora valia-se de orações subordinadas na composição das frases, além de ampliação do vocabulário...

(6) Filha mais velha de antigos vizinhos de quando morávamos no Morro Santana, bairro Agronomia. Regulava em idade comigo.

(7) Uma das parlendas ensinadas por meu pai aos filhos.


Mais em | 

https://cesardorneles4.blogspot.com/2021/05/de-meu-diario-intimo-17-copa-do-mundo.html


23 maio 2021

Você é bom em adivinhas? (1)

 



Da literatura popular, algumas adivinhas...


01. O que uma impressora disse para a outra?

02. O que o 4 disse para o 40?

03. O que está sempre no meio da rua e de pernas para o ar?

04. O que todo mês tem, menos abril?

05. O que o nadador faz para bater o recorde?

06. O que tem cinco dedos, mas não tem unha?

07. O que é que tem mais de dez cabeças e não sabe pensar?

08. O que nasce a socos e morre a facadas?


Respostas:

01. Essa folha é tua ou é impressão minha?

02. Passa a bola.

03. A letra "u".

04. A letra "o".

05. Nada.

06. A luva.

07. A caixa de fósforos.

08. O pão.


Minhas ideias regadas a vinho - 8 | A casa mais vigiada, Marte, Eva etc...





"A casa mais vigiada do Brasil", na verdade, deveria ser o Congresso, com direito a paredão.


O Amanhã? Creio no depois de Amanhã.


A ultradireita desmoraliza a Ciência, a Educação e a Cultura porque sabe que ela têm poder, e ela não quer saber de concorrência em seu afã de dominar consciências.


Engenhoca terráquea pousa em Marte. Um simpático robozinho marciano, em muito semelhante àquele de "Perdidos no Espaço", começa a balançar os braços e dá o alerta: "Perigo! Perigo!"


Quem inventou a expressão "melhor idade" por certo não teve infância.




No antigo ginásio, eu tinha aula de Teologia. Aos 11 anos de idade, nunca me passou pela cabeça fazer o seguinte questionamento: E se tivesse sido Eva a comer a maçã?


O tema da paralisia perpassa os contos de Os Dublinenses, de James Joyce, conforme uma professora minha, na faculdade, comentou-nos certa vez em aula de literatura inglesa. Tipo Brasil.


No tempo das rimas, bem-aventurados eram os poetas em língua portuguesa, que podiam rimar amor com dor, paixão com ilusão, coração com violão.


Ensinam nas escolas que em termos históricos uma era substitui a outra, anterior a ela. Sei não. Pra mim todas elas vão se interpenetrando.


Quem semeia vento, colhe energia eólica.

Mais |


21 maio 2021

Os romanos (10) | "Nenhum soldado deve roubar galinhas."/ O linchamento de um embaixador romano

 





"Certa vez, foi proposto no Senado que os escravos deveriam ser diferenciados das pessoas livres pelas vestimentas, mas logo em seguida percebeu-se o perigo que a medida representaria, se os escravos passassem a contar quanto somos." (Sêneca, em De clementia)

Obs.: E se dessem conta de que eram em maior número...


"Nenhum soldado deve roubar galinhas alheias ou furtar ovelhas. Nenhum soldado deve roubar uvas, ou moer milho que pertenceu a outrem, ou extorquir azeite, sal ou lenha. Os soldados devem se contentar com suas própria provisões e viver da pilhagem de itens do inimigo, e não das lágrimas dos provincianos." (História Augusta. A vida de Aureliano)


"Antigamente as pessoas lavavam os braços e as pernas todo dia, mas tomavam banho apenas nos dias da feira." (Plínio, História Natural)

Obs.: As feiras eram realizadas a cada 8 dias.


O historiador Diodoro Sículo, em Biblioteca histórica, conta que certa vez, no séc. 1 a.C., testemunhou o fato de um embaixador romano ter sido linchado no Egito por ter morto acidentalmente um gato, um animal sagrado.


Fonte | O livro das curiosidades romanas: histórias inusitadas e fatos surpreendentes do maior império do mundo, de J.C. McKeown

Mas em |
 

17 maio 2021

De meu diário íntimo... (17) | A Copa do Mundo de 1966 relatada por mim aos 11 anos...

 



30 de julho de 1966

11 anos

Mais um final de Copa do Mundo, a 8ª copa "Jules Rimet". A seleção canarinho partiu para a Europa em busca do tri. Mas o Brasil perdeu a copa, derrotando a equipe da Bulgária mas derrotado pelas seleções do Portugal e da Hungria (a Hungria quem derrotou primeiro.) Quando o Brasil foi tirado da copa, (os europeus principalmente os inglêses tiraram o Brasil, principalmente êle, o bicampeão mundial de futebol e as outras seleções sul-americanas bem como o México) torciamos para os sul-americanos por que eram do mesmo continente e principalmente vizinhos. Mas também foram tiradas por meio quase brutal e então iriamos torcer para a mãe-pátria Portugal.

Com o fracasso de Portugal frente a Inglaterra então torcemos para a Alemanha (Inglaterra e Alemanha as finalistas) porque ela tinha sido colonizadora do Brasil - isto é dos colonos alemães principalmente em S. Catarina

O final chegou e vemos:

Campeão Mundial - Inglaterra

Vice-campeão - Alemanha

3ª lugar - Portugal

4º lugar - URSS - Russia


23 de agosto de 1966

12 anos

Ontem completei doze anos. É o meu primeiro aniversário aqui na moradia nova. Presentes: da madrinha (1) uma camisa marca "caribê" branca de manga comprida, do Fernando um par de meias brancas (para o colégio) e do pai um relógio "Sorel 73R33/171" da loja Masson. Houve uma festinha em que compareceram a madrinha, a tia Lourdes, o Fernando (vizinho) e a Maria da Graça.

3 de outubro de 1966

12 anos

Hoje levamos o Fernando para conhecer a EIA (1). Gostou do passeio. Por meio de votos indiretos foi eleito para a presidência da república o Mal. Costa e Silva.


(1) Minha madrinha Maria tinha sido casada com um tio meu, irmão de minha mãe, de Alegrete. Enviuvou e passou a morar em Porto Alegre anos depois, já com um novo companheiro. Não teve filhos.

(2) Escola de Iniciação Agrícola, no bairro Agronomia, no Morro Santana, onde meu pai trabalhava. Uma instituição que teve várias designações...

15 maio 2021

L'Anse Aux Meadows, Canadá | Antigo assentamento viking na América

 




L'Anse Aux Meadows é um sítio arqueológico situado na ilha de Nova Terra, na província de Nova Terra e Labrador, ao norte da região atlântica do Canadá. Sua importância histórica deve-se ao fato de ter sido comprovadamente um assentamento viking do início século 11, descoberto em 1960 por um explorador norueguês, Helge Ingstad, e sua esposa arqueóloga, Anne-Stine Ingstad.

Os vikings eram de origem escandinava, conhecidos por ingleses e franceses simplesmente como dinamarqueses. Na Europa Oriental eram chamados de rus. Habitavam originariamente a Noruega, Suécia e Dinamarca e caracterizavam-se por serem exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas. Entre os séculos 8 e 11, invadiram, saquearam, estabeleceram assentamentos e colônias, bem como mantiveram apenas contatos comerciais numa vasta região do hemisfério norte, que incluía a Nova Terra, no Canadá, Groenlândia, Islândia, Grã-Bretanha, Irlanda, França, a Península Ibérica, Itália, Constantinopla, Rússia e Palestina. Suas colônias no Leste Europeu deram origem à Rússia e à Ucrânia.

Eric, o Vermelho (c. 950-1003) descobriu a Groenlândia e a batizou como "Terra Verde" a fim de motivar a emigração de seu conterrâneos para ela. Uma espécie de propaganda enganosa... Seu filho Leif (c. 970-1020), foi mais longe: chegou ao atual Canadá. Calcula-se que o assentamento em terras americanas tenha durado 20 anos. O sítio arqueológico não evidencia a existência de uma colônia, propriamente dita, mas uma base de exploração, possivelmente tendo uma madeireira e até mesmo uma fábrica de barcos. 

Conflitos com o nativos e entre os próprios participantes da expedição, além do desinteresse econômico, deram fim ao assentamento e acabaram voltando para casa, o que é narrado pelas sagas nórdicas sendo que o fato é contado, diga-se de passagem, pela série televisiva canadense "Vikings" (2013). Madeira? A Islândia já provinha a Groenlândia com esse produto, indispensável para a construção de barcos, fundamentais para a exploração e conquista de novos horizontes...

Fontes |

Superinteressante





Foto | L'Anse Aux Meadows, Canadá

Dylan Kereluk, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons

Mais sobre os vikings |

https://cesardorneles4.blogspot.com/2020/08/a-contribuicao-dos-vikings-na-lingua.html

14 maio 2021

Minhas ideias regadas a vinho (7)

 



Amanhã já é sábado de novo. A semana agora deve ter apenas 4 dias, como muitos já desconfiam.


Devagar se vai ao longe, mas pode-se perder o trem.


"Feliz foi Adão, que não teve sogra." Grande coisa! Não teve mãe.


Rejeitar o pensamento de esquerda em função do Stalinismo e similares é o mesmo que rejeitar o cristianismo em função da Santa Inquisição.


Só há futuro para o pensamento de esquerda. O resto não passa de falta de consciência política.


Sabe viver aquele que sabe apreciar as pequenas coisas da vida.


Todos são iguais perante a lei e a terra é plana.


Há os que têm "Jesus no coração" e o capeta na mente.


"Não há religião superior à Verdade", diz a máxima teosofista. Assino embaixo.


As novelas das noves bem que poderiam ter apenas um único título: O adultério. O que seriam delas sem um pular-a-cerca? Assim como o que seriam dos filmes de ação de Hollywood sem a explosão de um carro em alta velocidade?


O Brasil não teve Idade Média. Mas pelo visto, está providenciando.


"Vaca amarela/ *agou na panela/ quem falar primeiro/ comeu a *erda dela." Éramos sádicos e não sabíamos.


Mais em |

https://cesardorneles4.blogspot.com/2021/05/6-minhas-ideias-regadas-vinho.html


13 maio 2021

Máximo de caracteres, séries mais caras e outras curiosidades

 


Máximo de caracteres por postagem | Instagram: 2.200, WhatsApp: 65.536, Facebook: 63.206, Telegram: 4.096.


As séries mais caras: 1º - Game of Thrones: US$ 15 milhões, 2º The Crown: US$ 13 milhões, 3º - ER (Plantão Médico): US$ 12,5 milhões.


Calcula-se que já existiram 108 bilhões de pessoas no planeta.


Nas insanas competições pra ver quem come mais e mais rápido, o americano Joey Chestnut detém o recorde de comilança de cachorros-quentes: 75 em 10 minutos.


A expressão bode espiatório tem a ver com o Antigo Testamento: por ocasião da festa judaica do Yom Kipur (Dia do Perdão), dois cabritos eram escolhidos. Um era sacrificado e outro expulso para o deserto como oferenda. Daí a expressão, que tem a ver com "pessoa sobre quem se faz recair as culpas alheias" (Aurélio).


8,7 milhões de espécies existentes no planeta ainda não foram classificadas, ou seja, 80% do total.


Fonte | Superinteressante

Mais em |

https://cesardorneles4.blogspot.com/2021/04/numa-gota-dagua-no-mar-existem-1-milhao.html


Nazismo | O segregacionismo racial foi inspirado nas leis norte-americanas

 



Na revista Piauí de abril, uma reportagem tendo como título Os nazistas e a aceleração das castas, Isabel Wilkerson mostra como a legislação norte-americana influenciou o III Reich (1933-1945). Em 5 de junho de 1934, um comitê nazista reuniu-se para debater o arcabouço jurídico do novo regime implantado na Alemanha e na pauta constava a discussão sobre como outros países protegiam sua pureza racial. Nesse sentido, as leis de segregação racial norte-americanas, na época em vigor, ganharam destaques, principalmente quanto à imigração e casamentos inter-raciais.

Por ocasião da I Guerra Mundial, conta a reportagem, a Sociedade Alemã da Higiene Racial teceu elogios à "dedicação com que os norte-americanos patrocinam pesquisas no campo da higiene racial e transpõem o conhecimento teórico para a prática". O movimento eugenista nos EUA estava em moda e figuras conhecidas como o inventor Alexander Graham Bell e o magnata da indústria automobilística Henry Ford estavam entre seus principais seguidores.

Hitler era um admirador dos EUA e elogiava o genocídio dos indígenas norte-americanos e a criação de reservas para aqueles que sobreviveram. Deu no que deu. Ironicamente, apesar dos elogios às leis de segregação racial estadunidenses, os nazistas consideravam como exageradas os rigores em relação da classificação das pessoas no quesito ser ou não ser negro, segundo James Q. Whitman, citado na matéria, historiador de direito da Universidade Yale.

12 maio 2021

Umberto Eco | As mídias sociais deram voz aos imbecis



As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano a coletividade. Diziam imediatamente a eles para calar a boca, enquanto agora eles têm o mesmo direito à fala que um ganhador do Prêmio Nobel. O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade.

Umberto Eco


Fonte |

https://www.revistabula.com/33206-um-ensaio-sobre-a-imbecilidade-o-brasil-atual-e-a-leitura-de-ortega-y-gasset/?fbclid=IwAR3H5OHYJtlbNraeajklHgWiVDplxfj4fX3Hy7nLrADkRl0hUr18U_YSeFk

11 maio 2021

O grande prestigio da literatura russa no Brasil

 



Dias atrás estava pensando em (re)ler alguma coisa dos grandes escritores russos, como por exemplo, Dostoiévski ou Tchécov, quando acabei lendo uma resenha de Éder da Silveira, historiador, a respeito do recém-lançado livro Como ler os russos, de Irineu Franco Perpétuo (Ed. Todavia). A obra nos chama a atenção para o fato de que, historicamente falando, desde o séc. 19, a literatura russa sempre gozou de grande prestígio entre nós brasileiros, que pode ser exemplificado per determinados fatos. 

As grandes editoras nacionais têm em seu catálogo obras literárias de origem russa. Duas traduções diretamente do russo já foram feitas de Anna Kariênina (1887), de Liev Tolstói, considerado por muitos o maior romance de todos os tempos, salienta Silveira. A editora José Olympio publicou em meados do século passado, todas as obras de Dostoiévski, tendo sido o primeiro autor estrangeiro ser agraciado com tal distinção. Atualmente a coleção Leste, da Editora 34. conta em seu catálogo traduções de escritores russos até então inéditos no Brasil.

O autor de Como ler os russos, além de apresentar um panorama histórico sobre a origem da língua russa e sua literatura, como não poderia deixar de ser, dá especial atenção à produção literária desenvolvida nos séculos 19 e 20, em que nomes como Púchkin, Gógol, Tolstói, Dostoiévski, Tchékov, Herzen e Turguêniev se destacam. Chama a atenção para o fato de que embora a literatura russa do séc. 20 infelizmente tenha enfrentado uma severa censura, assim como outras artes, principalmente por parte do stalinismo, por outro lado foi beneficiada por um considerável avanço no processo de alfabetização do povo e formação de numerosos leitores.

Para finalizar, como não poderia deixar de ser, concordo com o ensaísta de que seria bastante bem-vinda a existência de outras obras do tipo, dedicadas igualmente a literaturas nacionais como aquelas da Itália, França, Japão etc.


10 maio 2021

(5) Do latim ao português | Acetu> azedo, lupu> lobo, totu> todo...

 



Ostia Antica (detalhe de muro), Roma. Foto de C.D. (2016)


Na passagem do latim para o português, as consoantes homorgânicas (1) entre vogais sofrem o seguinte processo de transformação:

surdas> sonoras 

sonoras: caem, com exceção dos vocábulos originários não por via popular.

Vejamos exemplos:

acetu> azedo

lupu> lobo

totu> todo

proba> prova

pacare> pagar


cadere> caer> cair

caepŭla> cebola

gradu> grau

sedere> seder> seer> ser

frigidu> frio


(1) Consoantes homorgânicas são aquelas que são idênticas ao modo de articulação, à zona de articulação e ao papel das cavidades bucal e nasal, mas diferente quanto à sonoridade, ora surda, ora sonora. Exemplos: /p/-/b/, /f/-/v/, /t/-/d/,  /k/-/g/=gu


Fontes |

Do latim ao português sem dicionário, de Nelson Attílio Ubiali (Ed. UEL)

Mais em |

https://cesardorneles4.blogspot.com/2021/04/4-do-latim-al-portugues-acrescimos-de.html

O romance, o conto e a poesia segundo o escritor Altair Martins

 



Altair Martins, escritor e professor gaúcho (PUCRS), doutor em Literatura Brasileira, acaba de lançar seu primeiro livro de poesias. (1) Em entrevista recente, fez uma distinção entre os gêneros literários romance, conto e poesia. Disse o seguinte: 

(...) Entretanto há coisas que só podem ser ditas num conto, outras, num romance, outras numa peça de teatro. Creio no romance como o gênero das relações humanas por excelência. O romance é uma maquete do mundo. No conto, a arte de narrar por vezes se sobrepõe a personagens. Já na poesia contamos com outro poeta que nos vai ler (acho que isso é de Armindo Trevisan).


(1) Labirinto com linha de pesca, pela Diadorim Editora


Fonte | Entrevista ao jornal Zero Hora de 08-09/mai/2021, para o caderno Doc.

De meu diário íntimo (16)... | A Copa do Mundo de 1966/ A caturrita Cocoti já sabe falar

 



02 de julho de 1966
11 anos

Entrei de férias. O Édison entrará mais tarde. Retornarei à escola dia 1º de agosto (segunda-feira). Ando com uma ferida no dedo da mão esquerda. (no indicador). Dia 9 dêste mês, estará completando 2 anos que o pai comprou o carro. No dia de São Pedro houve aqui perto de casa uma festa comemorativa a esta data com uma grande fogueira à música. (1) O bob tem comprado revista de mocinho e trocando-as. Leio mais o Myckei do Walt Disney. Amanhã será domingo; decerto comprarei o "Correio".
ESPORTES - Terá início no dia 11 na Inglaterra o VIII Campeonato de Futebol. (2) Internacional a poucos dias venceu a equipe do Palmeiras (de S. Paulo) por 2x0. Hoje o Palmeiras jogará com o Guarani de Bagé. O selecionado brasileiro (canarinho) ganhou muitas vêzes e só empatou 2 vêzes. (3) Palavras da "cocota": (4) cucota - queco (parece que é er) - dá-com-o-pé-. Quando vê a gente comer começa a caminhar de lá para cá na sua gaiola até que a gente der pão para ela. As vêzes chamamos ela de "cucutinha". Não gosta do Édison e da mãe.

No ginásio dou - Francês, Ed-Cívica, Teologia (são novas) (5)

19 de julho de 1966 
11 anos

Ontem iniciamos algumas plantações no pátio. Na frente plantamos duas roseiras. Hoje veio o Roberto (6) e está plantando pés de limão e de laranja. De esportes temos hoje na farroupilha, Difusoura [sic], Gaúcha e Guaíba o jôgo "Brasil x Portugal" na Inglaterra, Liverpool. A caturrita diz que pão, etc...Seu nome é Cocoti. Aprecio no futebol os jogos importantes do meu time. O São José, da capital bateu domingo o Taquarense por 2x0. O Brasil foi derrotado pela Hungria e Portugal está, por enquanto, em 1º lugar. (no grupo 3) Será que o Brasil vence Portugal? Será que a nossa seleção estará em primeiro lugar no grupo C ou III? Vou fazer uma narração sôbre a nossa Seleção: os seus jogadores, os melhores, quem é Vicente Feola?; etc... (7)

(1) Acho que me enganei de santo... A festa junina deve ter sido realizada numa praça praticamente na frente de casa, onde há um campinho de futebol.
(2) Copa do Mundo de 1966. A primeira que realmente me chamou a atenção. Ainda na era do rádio, pelo menos lá em casa...
(3) Provavelmente alusão a amistosos antes da Copa.
(4) "Cocota", nome carinhoso com que se dá no Sul às caturritas, também conhecidas como "cotorras" em outras regiões do País. No Nordeste, o termo "cocota", já obsoleto, referia-se a pré-adolescentes muito vaidosas (Aurélio). As caturritas são aves nativas do norte da Argentina e do Paraguai. Havia em grande abundância na região da Campanha gaúcha e tinham seus ninhos nos eucaliptos. Quando íamos nas férias de verão a Alegrete e hospedávamos em casa de irmãos de minha mãe, fazendeiros, observávamos o alarido que faziam.
(5) Interessante que não mencionei a matéria de Inglês. Na minha cabeça, estudei essa língua desde a 1ª série do Ginásio. Não gostava de francês. A professora, uma senhora idosa já na casa dos 60 anos (rir), era muito neurastênica e exigente. Daí...
(6) Primo meu.
(7) O jornalista não chegou a realizar a matéria.

Das coisas que o diário não registra... 

Eu devia ter uns sete ou oito anos. Andei aprontando alguma que fez com que minha mãe perdesse a paciência, a ponto de sair correndo atrás de mim pelo pátio com uma vara corretiva. Não era do feitio dela punir as travessuras dos filhos desse jeito. Como o pátio não era nada plano, com alguns barrancos, logo comecei a me cansar daquela perseguição. Parei. Achei mais vantajoso levar algumas pequenas varadas do que continuar com aquela corrida um tanto exaustiva... :-)


Foto | Meu irmão Édison, o famoso Bob, provavelmente já como aluno da Escola Estadual Gomes Carneiro.


07 maio 2021

"Denegrir"

 

"Denegrir" tem origem no latim "pintar de preto". Não pode ser visto como uma expressão racista.

"O Presidente Negro": o racismo na obra de Monteiro Lobato

 



Sempre leio com interesse os artigos em jornal de Eliane Marques, poeta e psicanalista. Seu último publicado (vide fonte) trata do espetáculo online de teatro A última negra, que pôde ser apreciado em abril e voltará em breve, cuja temática tem a ver com questões ligadas ao racismo estrutural, não só de sociedades como a norte-americana, p. ex., mas também a brasileira, nestes tempos em que se constata a falência da mítica democracia racial verde-amarela.

Em sua exposição, que não entrarei em detalhes, para não me alongar, ela menciona o racismo verificável da obra do festejado autor Monteiro Lobato (1882-1948), patrono da Literatura Infantil brasileira..., mais claramente observável em seu romance de ficção científica O Presidente Negro, originalmente O Choque das Raças ou o Presidente Negro, escrito para um público adulto.

O enredo é mais ou menos o seguinte: por meio do porviroscópio, uma invenção do Prof. Benson, cientista, o personagem Ayrton, auxiliado pela filha do inventor, Miss Jane, tem a possibilidade de ter uma ideia do que se passa no futuro distante. Assim, ele toma conhecimento de que no ano 2228, nos EUA, há uma eleição presidencial em que o candidato branco, Kerlog, tenta a reeleição e vence o candidato negro Jim Roy e a candidata feminista Evelyn Astor. Os eleitores brancos não se conformam com a derrota e o vencedor é encontrado morto. Kerlog se reelege, através de um plano vitorioso com vistas a uma solução final para o problema negro

Eliane Marques: Conforme o autor, nos Estados Unidos, local do romance, a eugenia dera cabo do pobre; a higiene, do doente; e a eficiência, do vagabundo, assim como uma fórmula química esterilizara a população negra.

Um exemplo de simples literatura distópica, tipo 1984 de George Orwell, ou uma obra que expressasse as próprias ideias do autor sobre determinados assuntos? Vejamos: em carta ao seu amigo Godofredo Rangel, escreveu, referindo-se ao seu livro: Um romance americano isto é, editável nos Estados Unidos(...). Meio à Wells, com visão do futuro. O "clou" será o choque da raça negra com a branca, quando a primeira, cujo índice de proliferação é maior, alcançar a raça branca e batê-la nas urnas, elegendo um presidente negro! Acontecem coisas tremendas, mas vence por fim a inteligência do branco. Em outra correspondência, desta vez a seu amigo Tito, afirma entre outras coisas, que seria um ato de patriotismo se o brasileiro se casasse com uma imigrante italiana ou alemã.

O fato é que Lobato com esse livro sonhava em conquistar o público leitor norte-americano, uma sociedade eminentemente racista, com ideias que ele mesmo desposava desde o início do século, influenciado por pensadores como Le Bon, autor de L'Homme et les sociétés [O Homem e as sociedades], que via na miscigenação um fator de degeneração racial e pregava que as mulheres eram inferiores até mesmo aos homens de raças inferiores. Posteriormente o seu Jeca Tatu será um personagem que representará a figura do caboclo brasileiro, para ele uma "espécie de homem baldio, semi-nômade, inadaptável à civilização, mas que vive à beira dela", conforme suas próprias palavras.

A versão em inglês d'O Presidente Negro nos EUA, na qual Lobato depositava grandes esperanças de conquistar o mercado literário norte-americano, não conseguiu editor e ele, desiludido, declarou a respeito, em outra carta a seu amigo Rangel, que deveria ter vindo no tempo em que eles linchavam os negros.


Fontes | A última negra, artigo de Eliane Marques publicado no jornal Zero Hora de 1º-2/mai/2021. 

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Presidente_Negro

06 maio 2021

O consumo de carne de animal está sendo substituído pela carne de laboratório


Na extensa reportagem tendo como título Arrabalde, de João Moreira Salles, publicada em partes na revista Piauí em seis números subsequentes, sobre o drama amazônico, na parte final, além de outras questões, ele chama a atenção para o fato de que a Amazônia corre o risco de ser destruída em nome do garimpo desenfreado e de criação de pastagens que mais adiante possivelmente não terão mais razão de ser.

O autor cita uma reportagem publicada na revista The New Yorker (2019) tendo como título Um hambúrguer pode ajudar a questão climática? do qual destacou dentre outros dados os seguintes: há no mundo algo em torno de 1,5 bilhão de cabeças de gado, cuja prática de criação é altamente maléfica para o meio-ambiente. Um terço das terras cultiváveis no mundo é usada para o plantio de ração animal. A derrubada de florestas para se transformarem em pastos (nos últimos 25 anos, com o tamanho de uma América do Sul) transforma um sumidouro de carbono num dilúvio de carbono, sem falar na produção de metano em função da ruminação dos bovídeos.

Patrick Brown, professor de bioquímica de Stanford, na Califórnia, depois de uma luta infrutífera junto a políticos e agências governamentais, num trabalho de conscientização pela necessidade de mudança de em relação ao modo de produção animal, abandonou a academia para voltar-se a uma nova atividade: ser inventor. No caso, inventor de carne a partir de pesquisas em laboratório. Um produto competitivo, que apresentasse vantagens em relação ao consumo de carne animal, em termos de textura, sabor e preço, com consequências benéficas para o meio-ambiente. O fim da pecuária tradicional, observa Salles.

Para atingir seu objetivo, afirma a matéria da revista The New Yorker, Patrick Brown fundou a Impossible Foods, na qual reuniu um grupo de colegas cientistas com a finalidade de criar um hambúrguer que para sua produção exige menos 87% d'água e uma área 96% menor para ser produzido, mais rico em fibras, vitaminas, ferro e cálcio, com o mesmo conteúdo em proteínas.

O produto avança em sua aceitação comercial. Em 2018 cinco mil restaurantes espalhados pelos EUA já o ofereciam para seus clientes. Hoje conta com 45 mil postos de venda na América do  Norte e Ásia e está presente no cardápio da rede Burger King. Produtos análogos à carne de origem animal, da Beyond Meat [Além da Carne], igualmente entraram no mercado. Certamente que já ainda um longo caminho a percorrer, mas o fato é de que o tempo urge. Relatório da consultoria global Kearney prevê que "até 2040, 60% da carne consumida no mundo não será proveniente de animais", informa João Moreira Salles, citando o saite InfoMoney.


Fonte | Reportagem Arrabalde: parte VI_O que queremos?de João Moreira Salles, publicada na revista Piauí de abril 2021.


Imagem:

<a href="https://www.freepik.com/photos/wood">Wood photo created by bublikhaus - www.freepik.com</a>

04 maio 2021

Os romanos (09) | Pompeia/ Penicos masculinos e femininos/ Inscrição em túmulo

 



"Tudo em volta do Vesúvio foi submergido em chamas e cinzas tristes; nem mesmo os deuses desejariam ter tamanho poder." (Marcial, em Epigramas)

matella era um penico próprio para os homens e o scaphium, para as mulheres. Os cavaleiros contavam com tinas nas ruas para desafogarem a bexiga. A urina acumulada era vendida para os lavadeiros como produto de limpeza. Roma inventou a reciclagem... 

"Aqui jaz Leburna, gerente de uma companhia de atores, que viveu mais ou menos por cem anos. Morri algumas vezes [provável referência aos papeis que desempenhou no teatro], mas nunca desta forma. Desejo boa saúde a todos que estão no mundo acima."


Fonte | O livro das curiosidades romanas: histórias inusitadas e fatos surpreendentes do maior império do mundo, de J.C. McKeown

Foto: Pompeia, por C.D.