21 maio 2021

Os romanos (10) | "Nenhum soldado deve roubar galinhas."/ O linchamento de um embaixador romano

 





"Certa vez, foi proposto no Senado que os escravos deveriam ser diferenciados das pessoas livres pelas vestimentas, mas logo em seguida percebeu-se o perigo que a medida representaria, se os escravos passassem a contar quanto somos." (Sêneca, em De clementia)

Obs.: E se dessem conta de que eram em maior número...


"Nenhum soldado deve roubar galinhas alheias ou furtar ovelhas. Nenhum soldado deve roubar uvas, ou moer milho que pertenceu a outrem, ou extorquir azeite, sal ou lenha. Os soldados devem se contentar com suas própria provisões e viver da pilhagem de itens do inimigo, e não das lágrimas dos provincianos." (História Augusta. A vida de Aureliano)


"Antigamente as pessoas lavavam os braços e as pernas todo dia, mas tomavam banho apenas nos dias da feira." (Plínio, História Natural)

Obs.: As feiras eram realizadas a cada 8 dias.


O historiador Diodoro Sículo, em Biblioteca histórica, conta que certa vez, no séc. 1 a.C., testemunhou o fato de um embaixador romano ter sido linchado no Egito por ter morto acidentalmente um gato, um animal sagrado.


Fonte | O livro das curiosidades romanas: histórias inusitadas e fatos surpreendentes do maior império do mundo, de J.C. McKeown

Mas em |
 

Um comentário: