28 outubro 2021

CABEÇAS PENSANTES (15) | Leitura dinâmica/ Crônica x poesia/ Ficar velho/ Corda no pescoço/ Auschwitz/ Argumentos




Acho disparatado que alguém, por exemplo, faça um curso de velocidade de leitura, como aqueles que alguns chamam de leitura dinâmica, sendo que a grande tarefa da leitura é a fruição, a reflexão, a meditação.
Mário Sérgio Cortella


A crônica é uma conversa. A poesia é um monólogo. A crônica tem as hesitações, as incertezas, as dúvidas, como se você estivesse conversando com alguém. A poesia é uma conversa consigo mesmo. A  poesia é a minha densidade. A crônica é a minha extroversão. As duas se comunicam, mas são personalidades diferentes.
Fabrício Carpinejar


A prova de que estou ficando velho é que, cada vez mais, eu chamo os outros de você e os outros me chamam de senhor.
Max Nunes


Na verdade, desde o tempo de Tiradentes que andamos com a corda no pescoço.
Idem


Auschwitz não está fechado, está aberto, e suas chaminés continuam soltando a fumaça do crime que se comete a cada dia contra os mais frágeis. E (...) eu não quero ser cúmplice, com a comodidade do meu silêncio, de nenhuma fogueira.
José Saramago


Meu pai sempre dizia: "Não levante a voz. Melhore os argumentos."
Desmond Tutu


Fontes |

As Palavras de Saramago, de Fernando Gómez Aguilera (Compania das Letras)
Basta de Cidadania Obscena!, de Mario Sergio Cortella e Marcelo Tas (Papirus 7 Mares)
Frases para guardar, de Marcel Souto Maior (Casa da Palavra)
Todos estamos carentes. Tudo é o mínimo para compensar as privações da pandemia, entrevista de Fabrício Carpinejar publicada no jornal Zero Hora de 23-24/out/21, no Caderno Doc

Mais |

Um comentário: