O muito torna-se pouco
quando se deseja um pouco mais.
Quevedo y Villegas, escritor espanhol
Vejamos: quem são os que mandam no planeta? São os ministros? Os presidentes? Não, senhor, quem manda no mundo sãos os senhores George Soros, Bill Gates e as grandes corporações financeiras mundiais. (...) Então por que continuamos a falar de democracia? Se o poder está em outro nível, e os poderes econômicos e financeiros privilegiam, acima de tudo, as suas especulações, como podemos falar falando em democracia?
José Saramago, escritor português
Um admirável mundo novo implica vocabulário distinto. Expressões tradicionais que indicavam a convivência peninsular com a tradição árabe, hoje provocam equívocos. Já desejei "Oxalá consigas" e recebi como resposta: "e Iemanjá me ajude também!"
Leandro Karnal, historiador
[O real objetivo da educação] é promover o cidadão para que ele transforme sua vida. Para que ele saiba aprender a aprender, porque ele tem que continuar a aprender ao longo da vida; aprender a fazer, ou seja, ter uma profissão; aprender a ser e aí entra a questão de virtudes, de ética; e aprender a conviver, que é onde vai aprender a conviver em sociedade de uma forma harmoniosa.
Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora de educação
da UNESCO no Brasil
Não entendo como alguns escolhem o crime, quando há tantas maneiras legais de ser desonesto.
Laurence J. Peter, educador canadense
Pedro Ernesto, jornalista esportivo gaúcho
Fontes |
As palavras de Saramago, organização
e seleção de Fernando Gomez Aguilera
Diálogo de Culturas, de Leandro Karnal (Contexto)
Zero Hora
Mais |
Ekzistas homoj kiuj scipovas pensi kaj klare esprimi siajn pensojn.
ResponderExcluir