17 setembro 2021

MINHAS IDEIAS regadas a vinho (20) | Voltér/ Abuso sexual/ Capitu/ Civilização x Barbárie/ Lema do Capitalismo/ Bicho-papão etc. e tal




O pai arranjou um tempinho para ir ao cartório registrar o nome do novo rebento: Voltér. Voltér Peixoto da Silva. Considerava-se um grande admirador do ilustre filósofo francês, embora só tivesse lido na vida apenas duas ou três citações suas. O acento agudo no "é" ficou por conta do funcionário que o atendeu. Pra evitar confusão na pronúncia, explicou-lhe. Enquanto isso, em casa, sua mulher fazia um mingauzinho para a primogênita, ainda pequena: Maria Antonieta. Nome esse em homenagem a uma grande rainha da França, esclarecia o pai muitas vezes, um admirador da França e suas ilustres figuras históricas. A mãe mexia o mingau no fogo para não embolar enquanto Napoleão, o gato,  enroscava-se feliz em suas pernas. Naná para os íntimos.


7 de setembro: as viúvas da Redentora chamam-no agora de "frouxo". Tem lógica.


Castração mental de cunho religioso também é uma espécie de abuso sexual, diz Carlos Harmitt, meu astrólogo favorito. Assino embaixo.


Volta e meia deparo-me com a questão tão velha quanto o mundo: afinal, Capitu traiu o não traiu Bentinho em Dom Casmurro, de Machado de Assis? (*). Em minha modestíssima opinião, o Bruxo de Cosme Velho não se decidiu por nenhuma das alternativas. Simplesmente deixou a coisa no ar, assegurando assim uma distinção maior para sua personagem feminina no futuro, já prevendo de antemão as polêmicas que renderiam.


Pelo visto, a questão no Brasil transcende ao mero debate entre Esquerda x Direita. Civilização x Barbárie, isso sim.


O lema maior do Capitalismo, como até as amebas sabem, parece ser o seguinte: lucro  privatizados, custos e riscos socializados. 


A prefeita da Cidade do México decidiu não recolocar a estátua de Cristóvão Colombo, iniciador do genocídio dos povos americanos, no lugar tradicional. Em seu lugar, haverá a estátua de uma índia olmeca. Pra mim, tudo insere-se neste momento de transição vivido pelo planetinha. Velhas ideias, velhas posturas necessariamente vão ser substituídas por novas porque a História assim o quer. Sempre quis.


O comunismo é o Bicho-papão das criancinhas adultas deste país.


E começou o processo de desilusão com a maior farsa montada na história deste pobre país. Bem, des-iludir-se faz bem pra tosse. Recomendo.


Nas boas casas do ramo, o livro Como as democracias morrem, de Steven Levitsky. Democracia? Qual? Essa baseada no dinheiro? Sim, porque não conheço nenhuma outra.


(*) Segundo a lenda, Machado ganhou a alcunha de "Bruxo do Cosme Velho", por parte de seus vizinhos, porque certa vez andou queimando cartas em um caldeirão dentro de casa. Morava na rua Cosme Velho, sul do Rio de Janeiro.


Mais |

https://cesardorneles4.blogspot.com/2021/09/minhas-ideias-regadas-vinho-19.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário