O Dilema das Redes, documentário norte-americano lançado pela Netflix em setembro analisa o papel das redes sociais e os danos que elas causam à sociedade (Olhar Digital). Para isso conta com o depoimento de vários ex-funcionários de Google e Facebook, bem como a colaboração de acadêmicos. Em sua coluna no jornal Zero Hora, de 3-4/out, no caderno Doc, Julia Dantas, escritora, não descarta o valor do filme, mas acentua o posicionamento ingênuo de ex-profissionais ligados ao Google e Facebook. Embora façam ali seu mea-culpa, - diz ela - eles ainda parecem viver num mundo à parte. Cita o exemplo de um dos executivos arrependidos, que afirma, que apesar de tudo a tecnologia tem seu lado positivo, mágico, como a possibilidade que usar um aplicativo para valer-se de um carro poucos minutos depois, como é caso da existência do Uber e afins. Essa declaração talvez resuma a visão de mundo que o documentário adota: a ideia de quem aparece na nossa porta é "um carro", e não um trabalhador precarizado que, sem segurança trabalhista, transfere uma alta porcentagem dos seus ganhos para uma empresa de tecnologia, lembra colunista. Os novos mocinhos sugerem que tudo é uma simples questão de se desligar as notificações dos celulares, como se fossem inseparáveis das grandes corporações e o bombardeio midiático de que fazem uso para vender o seu peixe, sem falar no fato de que nada mencionam sobre a necessidade de começarmos a encarar com mais seriedade uma série de problemas de ordem social que nos afligem. Isso passa em branco.
Referência:
DANTAS, Julia. O dilema está fora das redes. Zero Hora, Porto Alegre, 03-04 out. 2020, Doc, p. 5.
THE SOCIAL DILLEMA. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Social_Dilemma. Acesso em: 05 out. 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário