23 junho 2022

DEMOCRACIA: futuro incerto/ As árvores se intercomunicam/ Os lobos de Yellowstone/ A mula absolvida/ Maconha no Brasil Colonial

 



ELEIÇÕES | O futuro incerto 

da democracia

Como disse certa vez o cientista social Celso Rocha de Barros, em sua coluna na Folha, "não basta derrotar Bolsonaro, é preciso reorganizar uma democracia estável no Brasil. O democrata que vencer em 2022 tem que contar com uma oposição liderada por outros democratas." Não é esse o cenário que se vislumbra. (...) Em parte, isso se deve à debilidade do próprio campo democráticos, que se omitiu seguidas vezes de suas responsabilidades e ainda age como se fosse um clube do qual Lula não tem o direito de ser sócio.

> Fernando de Barros e Silva, jornalista, em seu artigo Quatro Funerais e um Casamento, publicado em Piauí de jun/22







ECOLOGIA | As árvores
se intercomunicam

Lançado em português o livro A Sabedoria Secretada Natureza (Ed. Sextante), do engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben. "A natureza é como o mecanismo de um imenso relógio. Tudo funciona de forma perfeitamente organizada e interconectada", escreve ele na abertura da obra.

Nela, o autor analisa a complexidade comportamental não só de animais, bem como das árvores. Sim, árvores. De matéria recente do jornalista Reinaldo José Lopes, na Folha de S. Paulo, a respeito do livro, extraí algumas informações como estas: 

1. "Elas também trocam informações e nutrientes entre si, usando a rede de fungos que costuma conectar as raízes. Empregam ainda mecanismos engenhosos para proteger "filhotes" (as mudas) que crescem por perto ou  mandar mensagens químicas que alertam quanto à presença de "predadores" (animais herbívoros)."

2. Citando o autor: "As pessoas achavam que as florestas tropicais eram úmidas porque chove muito nelas, mas hoje está claro que é o contrário: a chuva é gerada justamente pela presença da floresta."




3. O autor não se limita a analisar o procedimento das árvores. Nos mostra que na Natureza, as relações que se estabelece na trama da vida evidenciam muitas vezes o quanto a ausência de um único elemento pode afetar o todo muitas. Dá como exemplo o retorno dos lobos ao Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA. Ao longo dos séculos 18 e 19 foram quase que dizimados por inteiro, em função da perseguição que sofreram por parte do homem. Com a criação do parque, os grandes herbívoros ficaram protegidos do lobo predador. Consequências: uma superpopulação de alces, que devoraram as árvores jovens, o que determinou o desaparecimento dos castores, que usavam a madeira e outros materiais vegetais para se alimentarem e construírem suas represas. Além do mais, houve a erosão das margens dos rios, já que as árvores garantiam a estabilidade dos barrancos. Nos anos 1990, começou o processo de reversão da situação: os lobos foram reintroduzidos no parque... 

Mas enfim, para finalizar, cabe de minha parte a seguinte observação: a ideia de um Universo Inteligente, que o exposto acima corrobora, é mais digno de credibilidade do que pensar-se que tudo existe em função de um mero acaso, da simples inter-relação de forças cegas. No meio científico, tal discussão começa a dar seus primeiros passos.


CURIOSIDADES | A mula que foi
absolvida em julgamento

Em 1750, na França, uma mula foi pega em flagrante delito por intercurso sexual com um homem. Felizmente pessoas que a conheciam testemunharam no tribunal a seu favor, enfatizando seu bom caráter, coitada da mula! Já o homem, bem, foi enforcado. 

Maconha
cultivada no Brasil Colonial

Em 1785, Luiz de Vasconcelos e Souza, vice-rei do Brasil, envia a São Paulo 16 sacas de sementes de maconha e um manual de cultivo. Não, distinto leitor e estimada leitora, não é o que vocês estão pensando! O cânhamo, subproduto da verdinha, era bom para se fazer tecido.

Fonte: Revista Mundo Estranho, de out/2017


Mais |

1889: a  imprensa republicana/ "Macaco", não! (2)/ Deu no Twitter/ Do dicionário de Porto-Alegrês/ Humor: leis básicas da Ciência




4 comentários:

  1. Anônimo18:32

    Gostei destes apontamentos que eram , por mim , desconhecidos

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:22

    César,
    Sempre bons conteúdos!
    Obrigada amigão por compartilhar.
    Simone.

    ResponderExcluir