HISTÓRIA | Dias finais do Império,
dias iniciais da República (4)
Do jornalista francês Max Leclere, que chegou ao Rio ao final de 1889:
"Sob o clima abrasador, em uma cidade em que o termômetro atinge facilmente os 40 graus à sombra, (...) os brasileiros se obstinam a viver e a vestir como se fossem europeus. Eles trabalham nas horas mais quentes do dia, das 9h da manhã às quatro da tarde, como se fossem negociantes londrinos. Eles passeiam nas ruas trajando jaquetões escuros, cartolas de copa alta e se submetem ao martírio com a mais perfeita resignação."
Aliás, li certa vez que em Salvador, a primeira capital do Brasil, as pessoas usavam roupas de veludo mesmo sob um sol escaldante...
> Fonte: "1889", de Laurentino Gomes
IDEIAS | Frases
Inteligência militar: são dois termos contraditórios. (Grouxo Marx) *** Contempla a maravilha que constitui a existência e alegra-te de disfrutar dessa possibilidade. (Ted Chiang) *** Só pode ser justo quem pode pôr-se no lugar de outros. (George Gurdieff) *** Para poder ensinar todos os homens a dizer a verdade, é preciso que aprendam a ouvi-la. (Samuel Johnson) *** A alegria é o vinho doce da vida. (Henry Ward Beecher) *** No Instagram, a vida é editada. (Vera Iaconelli) *** Você é do tamanho de seu sonho. (Fernando Pessoa)
IDEIAS | Deu no Twitter
O blefador da República tenta jogar blefe todo dia. Joga desconfiança na vacina, nas urnas, nas cortes. Ele só acredita nas mentiras dele. Fica ali no Alvorada contando mentiras, transmitindo ódio, quando o povo é de paz. O Brasil precisa voltar à normalidade. Lula. @LulaOficial
HUMOR | Loiras
de cabelo escorrido
Como seria se os holandeses tivessem derrotado os portugueses e colonizado todo o Brasil? Para começar, nossos padrões de beleza seriam completamente outros. Em vez de morenas, nossas mulheres seriam loiras de cabelo escorrido, e a brasileira mais conhecida no mundo seria uma longilínea do tipo nórdico, chamada Gisele ou coisa parecida. Nem dá para imaginar.
> Luis Fernando Verissimo, fragmento do crônica Como seria, em O mundo é bárbaro
CURIOSIDADES | Diga não
à barba
Pedro, o Grande (1672-1725), imperador da Rússia, em 1698 criou um imposto sobre a barba. A intenção era desestimular o uso da mesma, numa tentativa de aproximação cultural com a Europa Ocidental. Os barbeiros não devem ter gostado muito da ideia.
Kilt
Se o distinto leitor ou a estimada leitora, como diria o Karnal, imagina que o kilt foi inventado nas Terras Altas escocesas, está deveras enganado(a)! A bela vestimenta, que aliás não seria muito apropriada para o friozão de renguear cusco dos pampas, foi criada por um inglês de nome Thomas Rawlinson, num dia de rara inspiração.
Fonte: Revista Mundo Estranho de out/17
Mais |
CEM IDEIAS | "Desculpe o pó"/ A vila de Elis Regina/ Visões elitistas/ Amazônia: dinheiro para o bolso de poucos
Nenhum comentário:
Postar um comentário