TEATRO | Lisístrata
e sua greve do sexo
Lisístrata, peça de teatro da Antiga Grécia, escrita por Aristófanes (446-386 a.C.) e encenada pela primeira vez em 411 a.C. é uma das leituras obrigatórias para o vestibular de 2023 da UFRGS. Em estilo de comédia, a peça faz uma crítica em relação à guerra e às questões de gênero. Nada mais atual, não é mesmo? Nela, a personagem principal, Lisístrata, instiga as mulheres tanto de Atenas quanto as das cidades envolvidas no Guerra do Peloponeso (431-404 a.C) a promoverem uma greve de sexo como forma de pressionar seus maridos a pôr fim ao conflito. "Lisístrata", esclarece o professor Francisco Marshall, em sua coluna quinzenal de jornal, foi um nome inventado pelo dramaturgo, formado por duas palavras do grego antigo: lysis, que quer dizer dissolução, entre outras coisas, e stratós, exército. Em 1976, lembra o colunista, Augusto Boal (1931-2009), inspirado em Lisístrata, escreveu Lisa, a Mulher Libertadora, a qual em sua encenação contou com a bela música Mulheres de Atenas, de Chico Buarque.
PESQUISA | O brasileiro está se posicionando
mais à esquerda
"A identificação dos brasileiros com espectro ideológico de esquerda cresceu e alcança hoje 49% da população brasileira, segundo o Datafolha", diz matéria da Folha de S. Paulo de 05/jun último ao divulgar os dados da pesquisa realizada pelo instituto entre 25 e 26 de maio, com 2.556 pessoas acima de 16 anos, em 181 cidades. Lula Tal índice representa um aumento de 8% em relação àquele apontado em 2017, ano da pesquisa anterior. Por outro lado, os índices em relação à direita sofreram uma queda de 40% para 34%, enquanto que 17% se alinham com o centro.
Vejamos alguns dados a respeito de temas que definem a divisão ideológica entre os dois campos:
> No presente momento, Lula conta com 48% da preferência de votos para o primeiro turno.
> Em 2017, 58% dos entrevistados acreditavam que os sindicatos ocupavam-se mais em fazer política do que defender o trabalhador. Hoje o índice caiu para 50%, provavelmente por influência da reforma trabalhista.
> Em termos econômicos, o apoio à esquerda aumentou de 44% para 50%.
> O apoio ao armamento da população caiu de 43% para 35%.
> 61% opinaram contrários à pena de morte, índice que aumentou em 6% em relação aos dados de 2017.
> A ideia de aceitação da homossexualidade por parte da sociedade contou com o apoio de 76% dos entrevistados, um índice maior do que os 70% de 2017.
De acordo com a reportagem, em 2017 o Datafolha desenvolveu uma escala com a intenção de terminar o perfil ideológico do brasileiro, em termos de esquerda, centro-esquerda, centro-direita e direita, levando em conta o teor das respostas.
LÍNGUA | Do dicionário
de Porto-Alegrês
A dar com o pau = em grande quantidade: Na festa tinha gente a dar com o pau.
Bunda-mole = covarde
Capaz = O significado varia conforme a entonação e acompanhamentos: Capaz! - Não. Bem capaz!, Mas capaz! = Claro que não! Capaz?! = Sério!?
Horror = Muito(a): Tinha um horror de gente! Tá um horror de caro!
Fonte: Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer
IDEIAS | Varíola
de macacos
Conhecimento empodera; medo debilita e paralisa. Sabe o que paralisa também? Falta de investimento. por exemplo, os virologistas africanos há décadas solicitam subsídios para estudar a varíola de macacos, uma zoonose típica africana. Ela é causada por um vírus parente do da varíola que infecta símios e gente, mas comumente encontrado em roedores. Porém, assim como no caso da dengue, eles são sumariamente ignorados com uma desculpa dessa ser uma doença tropical, de pouco interesse mundial. Só que acabou essa coisa de doença que fica num lugar só, correto?
Cristina Bonorino, imunologista, pesquisadora 1B do CNPq e professora titular da UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Imagem |
Lisístrata: KaDeWeGirl, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, através da wiki Wikimedia Commons
Mais |
CEM IDEIAS | Voto feminino sob a permissão do maridão/ O tempo urge/ Deu no Twitter/ Das agruras no call-center/ As bruxas de Salem
Nenhum comentário:
Postar um comentário