26 agosto 2021

CABEÇAS PENSANTES (10) | José Saramago: o comunismo nunca existiu/ O feitiço/ Misericórdia/ Max Nunes

 




Misericórdia
Eu quero vacina, respeito, verdade e misericórdia.

Maria Bethânia, cantora



Feitiço
Pelo feitiço dessa ideologia simplória e oportunista [liberalismo], viola-se o patrimônio público, abandonam-se os verdadeiros problemas e desafios e arma-se o quadro sórdido com que hoje se degrada a cidade e se avilta o Estado: o domínio do mercado sobre a sociedade. Vem no pacote o desmonte dos direitos fundamentais, da proteção ao trabalho e ao meio-ambiente e mil facilidades para deixar o capital livre, leve e solto; ele cresce concentrado, e a sociedade definha, fustigada.

Francisco Marshall, historiador, arqueólogo e professor da UFRGS


Comunismo
O comunismo nunca chegou a existir em nenhum país. A filosofia é o marxismo. Por que afirmo que o comunismo nunca existiu? No caso da União Soviética, inventou-se um capitalismo de Estado, não havia comunismo. Sem uma participação efetiva dos cidadãos na vida de seu país, não há comunismo e os soviéticos não tinham essa participação [...] As restrições à liberdade eram fortíssimas: não podiam viajar, não podiam sair, não podiam falar nem protestar.

José Saramago (1922-2010), escritor português



Com humor 

Por que...
...chofer de caminhão se chama piloto?
...fotógrafo de osso se chama radiologista?
...roubo de gente bem se chama desfalque?
...pancada de polícia se chama providência enérgica? 

Max Nunes (1922-2014), médico e humorista


Mais |


Um comentário:

  1. Como tenho dito vivemos pensando em um ser único. Não estamos preocupados com o mundo. Mas com o que acontece isoladamente. Isso nos leva a esse caos que não existe um conceito prévio para designar o que estamos passando. O povo pensa estou vivendo bem então tudo certo . Mas se o planeta vai acabar amanhã por nossa intervenção azar fui feliz por determinado tempo.

    ResponderExcluir