29 julho 2021

EUA: lei polêmica/ Origem do uísque/ Origem da cedilha e outras curiosidades...

 




No estado de Oklahoma, nos EUA, foi aprovada uma lei bastante polêmica: ela dá imunidade civil e criminal para aqueles que atropelarem pessoas durante manifestações. A nova lei é considerada como uma medida de repressão aos protestos do movimento Black Lives Matter. Em 2020 houve um caso de atropelamento em que três manifestantes foram gravemente feridos.


O holandês Wim Hof consegue ficar quase duas horas enterrado no gelo. É autor de um livro em que exagera um pouco sobre os benefícios do frio para a saúde.


Os alquimistas da Idade Média destilavam álcool para a fabricação de perfumes e poções medicinais. Disso resultou no que hoje conhecemos como uísque, que era simplesmente chamado de água. Vale lembrar que vodka é o diminutivo de água voda em russo.


O ornitorrinco é o único mamífero que põe ovos.


A cedilha é um sinal diacrítico que surgiu no espanhol, hoje não mais usada por seus falantes. O nome vem de zedilla, diminutivo de zeta, que dá nome à letra Z. Ocorre que o ç era uma antiga letra ibérica chamada z visigótico. Lembrava um z e um c empilhados. Com o tempo, o z virou apenas um rabinho...


Nomes de pessoas em russo têm três elementos: a do meio é o patronímico, que se refere ao pai. Exemplo: Vladimir (prenome) Ivánovich (filho de Ivan) Golovin (sobrenome).


Quando na Segunda Guerra, o Brasil declarou guerra ao Eixo, os imigrantes que falavam alemão e italiano foram proibidos de usar suas línguas de origem, sujeitos até mesmo a serem surrados se infringissem a determinação. Os livros escritos em alemão foram confiscados e queimados, mesmo bíblias em alemão gótico. Algumas pessoas enterravam seus livros nas matas para protegê-los. 

Fontes |
Superinteressante
Zero Hora

Mais|

Um comentário:

  1. Muito interessante sabermos dessas particularidades, tanto da língua escrita, como dos hábitos!

    ResponderExcluir