10 junho 2021

SANTA INQUISIÇÃO | Mulheres levadas à fogueira no Brasil Colonial

 


A Santa Inquisição (1233-1821), criada pelo papa Gregório 9º,  "foi um grupo de instituições dentro do sistema jurídico da Igreja Católica Romana cujo objetivo era combater a heresia, blasfêmia, bruxaria e costumes considerados desviantes" (Vikipédia). Para isso valeu-se até mesmo da tortura para arrancar a força confissões de pessoas consideradas hereges. Sua atuação foi indubitavelmente uma das páginas mais negras da História, em absoluto desvio da mensagem do Cristo. Na verdade, desde o séc. 12 já se fazia presente, na França, em perseguição a cátaros e valdenses.

Como não poderia deixar de ser, atuou igualmente no Brasil Colonial, sendo que a perseguição a judeus e muçulmanos convertidos à fé cristã, mas vítimas de suspeitas, constitui-se num foco de destaque. Registros históricos dão conta de perseguições a 1076 pessoas, 29 supliciadas em fogueiras, 9 mortas cruelmente por outros meios, como o desmembramento do corpo, com pés e braços amarrados a quatro cavalos correndo em direções opostas.

Como não poderia deixar de ser, curandeiros negros estavam entre as vítimas, além de mulheres acusadas de bruxaria. Vejamos alguns casos dentre os conhecidos:

Mima Renard | No final do séc. 17, a jovem francesa muda-se com o marido para São Paulo. Em função de seus atrativos físicos, começa a ser assediada inescrupulosamente por vários homens, sendo que um deles acaba assassinando seu companheiro para tê-la sob seu jugo. Ela acaba se prostituindo para sobreviver e uma mulher acaba denunciando-a a um padre, afirmando que Mima enfeitiçava os homens, motivo pelo qual foi levada à fogueira, em frente ao mosteiro de São Bento.

Maria Dolores | Indígena escravizada desde criança, em 1691foi acusada de corromper um dos netos do fazendeiro que a mantinha no cativeiro. Acabou sendo torturada pelo padre local para que revelasse os nomes de mulheres que a tivessem iniciado nas artes da bruxaria. Talvez sem saber direito o que estava acontecendo, citou o nome de negras e índias que lhe ensinaram determinadas poções. Foram todas estraçalhadas por cavalos, conforme narrado acima.

Maria da Conceição | 1798. Denunciada por socorrer enfermos com ervas medicinais, foi levada à fogueira pela Santa Inquisição, embora tivesse dito em sua defesa que apenas fazia chás.

Branca Dias | 


Muitos judeus sefarditas bem como cristãos-novos portugueses viam para o Brasil para fugirem de perseguições, até porque os últimos eram vistos muitas vezes com desconfiança. Por volta de 1540, Diogo Fernandes, comerciante de tecidos, cristão-novo, fez o mesmo, deixando em Portugal sua jovem esposa e seus filhos, que não puderam acompanhá-lo. Ela chamava-se Branca Dias e acabou sendo condenada a dois aos de prisão pelo Santo Ofício por praticar o judaísmo, após denúncia levada a cabo pela própria mãe e irmãs, presas anteriormente e interessadas na redução de suas penas.

Branca, de uma forma ou de outra, depois de ter cumprido sua pena, acabou transferindo-se para o Brasil para morar com Diogo em Pernambuco, num engenho de açúcar que ele tinha conseguido montar, após ter ganho um pedaço de terra. Começou a dar aulas não só para seus filhos como também a filhos de conterrâneos portugueses, motivo pelo qual é considerada a primeira professora do Brasil. Sem muita discrição, acabou criando uma sinagoga para que os judeus pudessem praticar seus rituais religiosos proibidos. Presume-se que tenha morrido em 1589. Em sua primeira missão no Brasil, a Santa Inquisição passou a perseguir seus inúmeros descendentes. A família foi processada e condenada, sendo que alguns dos filhos e netos foram levados para Portugal a fim de cumprirem suas penas. Os restos mortuários de Branca Dias também foram transportados a fim de serem queimados como punição póstuma. 

Naturalmente que tudo em nome de Deus e Jesus.


Fontes |

https://brasildrummond.com.br/bruxaria-no-brasil/?fbclid=IwAR3Jme5-6eaD-DQkWVUy30BoNzxjk8JzzYIO04tRPREDZypn39tX-DQPO4g#google_vignette

https://brasildrummond.com.br/branca-dias-perseguida-pela-inquisicao-heroina-dos-judeus-sefarditas/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Inquisi%C3%A7%C3%A3o


3 comentários:

  1. Uma época muito dolorosa da Nossa história...

    ResponderExcluir
  2. La simpla priskribo de tiuj historiaj faktoj nauzas nin! Kia homaro ni estas!

    ResponderExcluir
  3. La simpla priskribo de tiuj historiaj faktoj nauzas nin! Kia homaro ni estas!

    ResponderExcluir