25 junho 2021

De meu diário íntimo... (23) | Minha vida de agricultor/ "O Duelo em Diablo Canyon"/ Um texto sobre a praia...

 






24 de janeiro de 1969
14 anos
Hoje, as 9:30 da noite, o 1º capítulo de "A Rosa Rebelde" com Glória Menezes e Tarcízio Meira. (Em lugar do "Direito dos Filhos".

27 de janeiro de 1969
14 anos
Continuo a treinar na máquina. Agora escrevo com mais facilidade. Já fiz à máquina um trabalho sôbre paízes e capitais do Glôbo. Ontem assisti um dos melhores filmes de mocinho que vi. "O Duelo em Diablo Canyon". Hoje faz-se 1 ano do acidente ferroviário em Fanfa.

28 de janeiro de 1969
14 anos
A conta de luz dêste mês é de 25,59 cruzeiros novos.

30 de janeiro de 1969
14 anos
Tenho [sic] feito dias quentes, sêcos e desagradáveis. Chego ao fim dêste diário. Penso que amanhã comprarei um nôvo. (1) Dia 17/2 completarei o III volume da Enciclopédia Conhecer. A capa custa 5,00 e a encadernação 6,00. Estou no nº 42.

31 de janeiro de 1969
14 anos
Hoje cortei os milhos à direita. Já tinham dado milho ou estavam sêcos. Em julho plantarei feijão em pequena escala (metade do pátio). (2)

1º de fevereiro de 1969
14 anos
O Edson fêz um canteiro. Plantamos cebôla.

2 de fevereiro de 1969
14 anos
Fomos à praia de Ipanema. A 1ª vez que fui na praia foi em 27/1/65. Depois fui em Rio Grande. Em Alegrete fui umas 3 vêzes (3) e neste ano fui à praia 7 vêzes.

17 de fevereiro de 1969
14 anos
Hoje o pai trouxe um filhote de pequinêz. É branco com orelhas côr de café-com-leite. (30 dias)

21 de fevereiro de 1969
14 anos
Hoje é a inauguração da TV Caxias, canal 8.

3 de março de 1969
Preços de telefones (aparelho)
NCr$ 2.100,00 residencial
NCr$ 2.200, 00 não-residencial
Hoje iniciou as aulas para mim - 4ª série - (4)
Em fevereiro de 1963, a revista Manchete custava NCr$ 0,06. (Cr$ 63)

Um amigo ao outro vendo, vendo que êle vai deixar o carro na rua e não vai colocá-lo na garage:
- Você não vai guardar o carro?
- Não. Hoje é domingo e os ladrãos não trabalham. (feita por mim) (5)

16 de maio de 1969
14 anos
Hoje show com os Mutantes.

Fim

(1) Houve um segundo diário, que não sobreviveu aos tempos de adolescência.
(2) Que exagero...
(3) Uma prainha às margens do rio Ibirapuitã.
(4) Ginasial.
(5) Perdão, leitores... :-)

Em 13 de maio do mesmo ano, apenas para passar o tempo, escrevi à máquina o seguinte texto, que meu pai acabou recortando e colando no verso da contracapa do diário:

O mar chocava-se contra o rochedo produzindo um ruído original original e característico. Via-se algumas crianças correndo alegres junto aos seus inseparáveis amigos caninos. Mais ao longe, a estrada, passando diversos tipos e marcas de automóveis todos de diferentes côres dando um multicolorido tôdo especial. Era inverno, época ruim para a petizada pois o frio rigoroso não permitia nem por um dia um banho divertido e para os seus habitantes em geral a época era pior ainda pela falta de compradores dos seus produtos que eram nas temporadas de veraneios os banhistas. Verão era o tempo em que havia maior movimento quer comercial como de habitantes. A praia vive no verão e morre no inverno, e quando renasce convida a todos a visitá-la.

Pôrto Alegre, 13 maio 69

Mais |




2 comentários:

  1. Amei cada capítulo de seu diário.
    Cada etapa vivida por vc. Vi como se estivesse na sua história.
    Amei quando ganharam um cachorrinho e que foram para a praia e o seu texto final foi incrível.
    Como já disse antes podes escrever livros.

    ResponderExcluir
  2. Uma delícia. Quase podemos ver os acontecimentos, pelos detalhes de cada um. Muito bom!👏👏👏👏

    ResponderExcluir