A primeira radionovela transmitida no Brasil foi uma produção da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, lançada em julho de 1941 com o título de Em Busca da Felicidade, adaptação de uma outra, de origem mexicana. Seus capítulos permaneceram no ar por cerca de três anos.
Durante um bom tempo, no Brasil, as radionovelas eram de origem sobretudo cubana. Dentre elas, O Direito de Nascer, do cubano Félix Cagnet (1951), o maior fenômeno em audiência de toda a América Latina. Em sua versão brasileira, contava com a participação do ator Paulo Gracindo, dentre outros nomes bastante conhecidos do radioteatro na época. Nos anos 60, O Direito de Nascer foi apresentado pela rádio Farroupilha, de Porto Alegre. Eu mesmo, quando criança, assistia a ela com meus pais. A história posteriormente foi adaptada para a televisão.
Foi neste programa em que a jovem porto-alegrense Elis Regina, residente em um bairro da zona norte da cidade, mais precisamente na chamada Vila do IAPI, venceu em 1958 o concurso de melhor cantor/cantora promovido pelo programa, dando início à sua consagrada carreira musical, como grande intérprete da música brasileira.
Fonte |
Revista das Radionovelas
Mais |
Sobre O Direito de Nascer na TV:
https://cesardorneles4.blogspot.com/2020/08/o-direito-de-nascer.html
Histórias lindas demais!
ResponderExcluir