04 junho 2021

As novelas de rádio, o "Clube do Guri" e inicio da carreira da porto-alegrense Elis Regina

 



A primeira radionovela transmitida no Brasil foi uma produção da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, lançada em julho de 1941 com o título de Em Busca da Felicidade, adaptação de uma outra, de origem mexicana. Seus capítulos permaneceram no ar por cerca de três anos.


Durante um bom tempo, no Brasil, as radionovelas eram de origem sobretudo cubana. Dentre elas, O Direito de Nascer, do cubano Félix Cagnet (1951), o maior fenômeno em audiência de toda a América Latina. Em sua versão brasileira, contava com a participação do ator Paulo Gracindo, dentre outros nomes bastante conhecidos do radioteatro na época. Nos anos 60, O Direito de Nascer foi apresentado pela rádio Farroupilha, de Porto Alegre. Eu mesmo, quando criança, assistia a ela  com meus pais. A história posteriormente foi adaptada para a televisão.

O radialista Ari Rego, nascido em Rio Grande, iniciou sua carreira como cantor na rádio Pelotense. Em 1949 transferiu-se para Porto Alegre para comandar o programa O Clube do Papai Noel, que a partir do ano seguinte passou a se chamar Clube do Guri, em função do novo patrocinador, a fábrica de chocolates Neugebauer, de Porto Alegre, que produzia o achocolatado Guri. O programa era transmitido aos sábados pela manhã e nele participavam crianças e jovens entre 5 e 18 anos para cantarem diante de um auditório lotado, acompanhadas por um pianista, com músicas do repertório de Ângela Maria, Caubi Peixoto, Nélson Gonçalves, entre outros.


Foi neste programa em que a jovem porto-alegrense Elis Regina, residente em um bairro da zona norte da cidade, mais precisamente na chamada Vila do IAPI, venceu em 1958 o concurso de melhor cantor/cantora promovido pelo programa, dando início à sua consagrada carreira musical, como grande intérprete da música brasileira.


Fonte |

Revista das Radionovelas

Mais |

Sobre O Direito de Nascer na TV:

https://cesardorneles4.blogspot.com/2020/08/o-direito-de-nascer.html


Um comentário: