24 março 2021

Viciação em celulares desde criança

 



O uso demasiado de celulares pode causar séries danos à saúde de todos nós, o que inclui crianças e adolescentes. Segundo Jordana Tonezer Tedesco, psiquiatra especialista em infância e adolescência, a exposição excessiva pode influenciar no desenvolvimento cerebral. (...) O desenvolvimento do cérebro, suas conexões e o funcionamento são determinados pelas experiências que vivemos ao longo de toda a vida. (...) O tempo gasto em frente às telas para fins recreativos pode atrasar a maturação, tanto anatômica quanto funcional, do cérebro" afirma ela.

De acordo com a SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria, o ideal é se delimite o uso de celulares em relação a crianças nos seguintes termos: de dois a cinco anos, uma hora por dia; entre seis e dez anos, duas horas no máximo. Nas demais idades, incluindo-se adultos, três horas. Segundo estudo feito na Índia, de grande repercussão recentemente, 65% das crianças no mundo inteiro estão sofrendo de dependência eletrônica.

Para a pediatra Mara Mendes, igualmente ouvida na reportagem da qual extraí as informações a respeito do assunto (vide abaixo), os transtornos físicos e mentais causados pelo mau uso dos celulares (entre outros aparelhos similares) são os seguintes, dentre outros:

- déficit de atenção

- problemas auditivos e visuais

- problemas de coluna e tendinite

- sedentarismo e obesidade

- isolamento social

- ansiedade

- irritabilidade

- depressão


Infelizmente neste mundo em que vivemos, regido pela mentalidade de lucro acima de tudo, até mesmo bebês começam a ser estimulados a visualizarem tablets instalados em seus carrinhos, forçando muitas vezes um movimento de suas cabeças inadequado para a tenra idade, já que forçosamente se sentirão atraídos pela luminosidade e movimentos que veem na tela.


Referência:

ANDRADE, Andrei. Desafios Extrajogo. Zero Hora, Porto Alegre, 20-21 mar. 2021. Vida, p. 4.

3 comentários:

  1. É tudo verdade, infelizmente!👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Cesar, que show de informação. Mas tenho a ideia de que passa batido mesmo para aqueles indivíduos Q já possuem conhecimento desse alerta.🤔

    ResponderExcluir