15 março 2021

De meu diário íntimo... (8) | O poeta se inspira em Gonçalves Dias

 



Em 30/set/1964, aos dez anos de idade, faço uma nova poesia de temática patriótica e ufanista, em que fica mais evidente a influência de Gonçalves Dias e sua Canção do Exílio. Estava no 3º ano da Escola Primária.


Saudades

Que saudade de minha terra

Uma terra valente, (*)

Terra de lindo sonhos

Que é o nosso Brasil.


Rio de Janeiro

Antiga capital

Nassera na Guanabara

Linda como o céu estrelado.


Brasilía ainda criança

Agora capital

Também linda como o céu estrelado.


Que saudade de meu paiz bonito

Agora mais do que nunca

Eu quero voltar.


Ver os coqueiros,

Os pinheiros, (**)

Os gados

As lindas riquezas escondidas.


Esse paíz magestoso

Da Amérida do Sul

É ainda um menino

Do velho mundo seu pai.


Salve-o lindo paíz

Querido por todos

Um menino inteligente

Que nasceu ainda pouco!


(*) Inspirado no imaginário da cultura gaúcha a respeito de seu próprio povo...

(**) O poeta era sulista...


Não sei se o leitor ou a leitora tenham gostado. Meu pai e minha mãe gostaram muito... No mesmo dia, registro o seguinte pensamento:

"Quem gosta e faz versos

Ainda criança,

Quando ser grande

Poderá fazer quantidades de versos!"


E finalizava com minha nova assinatura: César DSoares, com a devida observação entre parênteses: Inventado.


Mais em: https://cesardorneles4.blogspot.com/2021/03/de-meu-diario-intimo-7-tampinhas.html


Um comentário: