08 março 2021

De meu diário íntimo (7) | Tampinhas premiadas da Pepsi/ Surge um novo poeta romântico

 



Sigo relembrando algumas coisas registradas no diário que mantive dos oito (1962) aos catorze anos, iniciado por meu pai desde quando nasci.

24/jul/1964 - O Bob já conta até vinte. Ontem com o pai, contou até trinta. Hoje contou até 30 sózinho. O bob está vendo eu escrever.

05/ago/1964 - O bob já sabe fazer barquinho.

07/ago/1964 - Rádio Gaúcha, hoje comessou a novela "Aquela rua sem sol". Terminou ontem-ontem a novela da rádio gaúcha "Engano Fatal". O Édio [filho de um vizinho] disse que a louca estava em baicho [referência às imediações da Av. Bento Gonçalves, no bairro Agronomia, já que morávamos no Morro Santana].

08/ago/1964 - O auto já veio (concertado). Hoje fomo ver a casa com o seu Gilberto e família. A casa já está quase pronta. Comprei a revista Zé Carioca (Cr$ 80,00). Tenho as tampinhas premiadas de Pepsi-Cola: tome sempre - Pepsi-Cola - é pura - é pura. O bob tem é pura. Dia 9 é o dia dos pais.

08/ago/1964 - A placa do auto é 52-40-43.

10/ago/1964 - Dei "tome sempre" e "é pura" para a Dica (Ceci). "É pura" para a mãe. Tenho "tome sempre" "Pepsi-Cola" "é pura" "é saudável". Falta a do Prêmio. Cheguei do colégio agora.

22/ago/1964 - Hoje estou completando 10 anos. Inventarei um verso sobre o Brasil:


Brasil

Sobre a terra maravilhosa.

Há muitas matas bem verdes.

Muitas aves cantando.

Enfeitando nossa terra.

Que é o Brasil.


Ressurgia assim a poesia dos tempos do Romantismo... Nítida influência de Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, que a professora deve ter trabalhado em aula. 3º ano do antigo Curso Primário. Tal inspiração ficará mais nítida em minhas próximas poesias a serem corajosamente tornadas públicas...

23/ago/1964 - Ganhei uma bola da madrinha. (bola Pelé) um sabonete do Zico, um talco do Paulo (Príncipe Negro) e um tecido para camisa que foi a dona Merinda.

07/set/1964 - O pai estava arrumando as coisas dêle e de um canivete amarelo para mim e um para o Edison. (côr preta). Um vidro de aumentação, pequeno para o bobe. Mandei o bob escrever de 10 à 28. Quer fazer até 24.

Como é do conhecimento até de uma ameba, como diria o jornalista Mino Carta, um leonino não pede/sugere. Ele manda... 


Mais em: https://cesardorneles4.blogspot.com/2021/03/de-meu-diario-intimo-6-o-fuca-as-obras.html


2 comentários:

  1. A linda inocência dos 10 anos...Nossa, tem um canivete! ☺️

    ResponderExcluir
  2. Anos 60... Tempos atrás doei para um sobrinho meu como recordação do avô dele.

    ResponderExcluir