28 março 2021

De meu diário íntimo... (10) | A bicicleta premiada!/ Que nome dar ao gato?

 



20 de novembro de 1964

A Ceci e a Maria da Graça (1) estão varrendo o pátio. Vou dizer para a mãe tirar a gaiola do canário. (2) Ontem o pai e a mãe foram na "Seção Espírita" (3) Dia 30 dêste mês, as 8:00 hs, vou buscar o boletim. Dia 12 de novembro, o pai comprou, com 3 volume "Universo e Humanidade. Fala-se sobre "A idade da pedra", "Escritores". etc... A "Misso Universo" é Ieda Maria Vargas, nassida em Pôrto Alegre. O tempo está meio ruim.

21 de novembro de 1964

O tempo continua meio ruim. O bonde está Cr$ 35,00.

26 de novembro de 1964

Ontem, teve exame de Linguagem e hoje, exame de Matemática. (último) Parece que não vai ser dia 30, que eu vou buscar o boletim. Amanhã, as 8:hs., vou saber que dia vou buscar o boletim. Maria (louca) veio ontem buscar acúcara. Fala com voz grossa e alta. Está calor hoje.

28 de novembro de 1964

(...) Fui com o pai no hopital (sic) "Ernesto Dorneles". (4)  Amanhã vai ter Baile e Churrasco na escola. (5)

1º de dezembro de 1964

Ao sair com o pai, a mãe e êle compraram uma Pepsi-Cola. A mãe abriu a tampa e estava desenhado um (sic) bicicleta. O pai vai amanhã com a tampa no posto de trocas. Começei a fazer cartas.

12 de dezembro de 1964

Passei para o 4º ano B. Tirei 97 em média geral. (1º lugar)

13 de dezembro de 1964

A bicicleta premiada custa Cr$ 99.000,00. (6)

15 de dezembro de 1964

Hoje o pai trouxe o calendário de 1965. Eu, o bob, a Maria e a mãe, fomos na casa da dona Conceição. Havia muitas gatas e uns gatos. Como tivesse muitas gatas e uns gatos, dona Conceição deu um gato para a mãe. De noite, o pai, o bob e eu estávamos conversando sobre como poderá ser o nome do gato. Algumas sugestões: Mico, Mimi, Peludo, Brasino, e miau.


(1)
Prima minha, de Pelotas, que morou conosco por um tempo.

(2) "Quem manda melhor faz..."

(3) "Sessão" devidamente corrigida por meu pai posteriormente, tendo escrito no rodapé da página a seguinte explicação: "Sessão - reunião de pessoas. Seção, é repartição". Meus pais frequentavam à época um centro esotérico no Partenon (bairro de Porto Alegre, vizinho ao nosso). Lembro-me de que certa vez eu e meu irmão Édison fomos também. Quando começaram os passes, vendo aquelas pessoas do público presente em silêncio, muito concentradas e cabisbaixas, em meio à penumbra, desandei a rir, o que foi seguido por meu irmão. Meu pai agiu de imediato.

(4) Como podem ver, no 3º ano do antigo Primário eu era fã de aspas...

(5) Os bailes e "reuniões dançantes" eram realizados pelo grêmio estudantil da escola no salão de festas. A entidade promovia muitas atividades até porque tratava-se de um internato. Lembro-me que meu irmão e eu víamos TV na escola, como partidas de futebol, a série Rin-Tin-Tin e outras atrações. A escola (na época com a designação Escola de Iniciação Agrícola) realizava churrascos de fim de ano com a participação de professores e funcionários. Em 1964 houve a participação do prefeito-interventor Célio Marques Fernandes. Lembro-me dele no churrasco, feito à sombra das árvores de uma alameda que dava acesso direto à escola, em fogo de chão ao longo de uma canaleta. A foto abaixo dá uma ideia do local.

(6) Uma bicicleta feminina que nem minha mãe nem a Ceci aproveitaram. Quem aproveitou de certa forma foram eu e meu irmão. Com ela aprendi a andar de bíci. Mais adiante foi dada a um pintor como forma de pagamento por um serviço feito na casa em construção. Quando nos mudamos para o bairro Cristo Redentor, meu pai achou por bem não nos presentear com nenhuma bicicleta. Temia algum eventual acidente nas ruas movimentadas do novo bairro.

 


Na foto: Meu pai (Edmar), em pé. Sentados, professores da escola em que trabalhava. O Prof. Fischer, o último à direita, tempos atrás foi lembrado no Almanaque Gaúcho do jornal Zero Hora.

Mais

3 comentários: