Estava ontem à noite procurando alguma coisa pra ver no Now quando acabei assistindo a um episódio do Ruas Mundo Afora, programa sobre turismo apresentado no Mais. Era sobre a belíssima Istambul. O que mais me chamou a atenção, como não poderia deixar de ser, foram as mesquitas de Santa Sofia e Azul, além do Grande Mercado.
Num dado momento, porém, o apresentador, cujo nome não gravei, informa que a lira turca, à época da gravação, estava mais barata do que o real. Lira = 0,70 centavos de real. Dizia isso como se fosse uma vantagem para o bolso de turistas brasileiros. Sabe-se muito bem que... nada a ver!
Há dez anos atrás, p. ex., fui conhecer Santiago do Chile. Muito bom. Só que o fato de o real estar muito mais valorizado do que o peso chileno não era fator de alguma vantagem. Eu pagava 9 mil pesos por um simples "a la minuta", tal como se come no Brasil. Em real? 45 reais! Há dez anos atrás! Até hoje come-se razoavelmente bem na cidade em que moro, em algum restaurante-bufê, por 20, 25 reais, com no mínimo 10 diferentes iguarias, sem falar na sobremesa gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário