01 setembro 2022

LIÇÃO dos gatos/ Diálogo com evangélicos/ Notícias do Canadá/ Que querem empresários golpistas

 


Córdoba, Espanha

IDEIAS | Cabeças pensantes - Será que o capitão vai a outro debate? (Juremir Machado da Silva) *** O que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina quase nada, mas nos permite ver quanta escuridão existe ao redor. (William Faulkner) *** O heroico num ser humano é não pertencer a um rebanho. (José Saramago) *** Eu vivo para que a justiça social venha antes da caridade. (Paulo Freire) *** Fomos condenados a acreditar que a miséria é um fracasso pessoal, não do sistema. (Mariah Carey) *** Com cães nós aprendemos o que é amor incondicional, e com os gatos o amor próprio. (Rodrigo Lopes)



ELEIÇÕES | É preciso falar 
com os evangélicos Ganhar as eleições não basta debater sobre o legado econômico lulista, não basta expor as hipocrisias e as barbaridades bolsonaristas, não bastam inserções televisivas sobre a esperança, o amor e o ódio. Devemos lutar contra o pânico moral, contra o medo de votar num PT apresentado como ameaça à família. Devemos entender e dialogar com o voto religioso, pois precisamos, ao menos, de uma parte dele, daqueles que votaram no PT e estão decepcionados com Bolsonaro.
Ester Solano, doutora em cientista social, em sua coluna em CartaCapital de 21/ago/22


NOVOS TEMPOS | Uma mulher indígena
na Suprema Corte canadense - Li em CartaCapital que no Canadá a juíza indígena Michelle  O'Bonsawin assumiu recentemente uma vaga no Supremo Tribunal do Canadá, algo que faz parte dos esforços por parte do Estado de reconciliar-se com seus povos originários. Para se ter uma ideia do que acontecia no passado, vale citar o seguinte fato: do final do séc. 19 até os anos 1990, "o governo enviou cerca de 150 mil crianças indígenas a 139 internatos católicos. Os menores foram separados de suas famílias, com o objetivo de impor uma nova cultura e os idiomas oficiais do país." Além de abusos sexuais, muitos acabavam morrendo por desnutrição e abandono. Enfim, coisas de uma civilização que se diz "cristã". Sei...   

DIÁLOGO 😀 | Duas caras - Stephen Douglas, senador americano, a Abraham Lincoln, então presidente do país:
- O senhor tem duas caras.
- O senhor acha que se eu tivesse duas caras, usaria esta? - respondeu Lincoln, que era alto, muito magro e encurvado, além de ter um nariz torto em função de uma luta de boxe no passado.

Fonte: As Histórias mais Bizarras da História, edição especial da revista Aventuras na História

NEOLIBERALISMO | O que querem
os empresários golpistas - Os empresários golpistas não querem legislação trabalhista nem instituições públicas do trabalho. Pretendem um poder absoluto da empresa na determinação de relação de emprego, anseiam pelo mesmo mercado de trabalho que Bolsonaro defende, próximo da informalidade, ou seja, sem direitos e proteção social.
> José Dario Krein, economista do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho do Instituto de Economia da Unicamp, citado na matéria A vanguarda do atraso, de Carlos Drummond, publicada em CartaCapital de 31/ago/22


HUMOR 😀 | Uma forma crítica de exercer a profissão de crítico é dormir. Principalmente no teatro. (George Bernard Shaw) *** Os visitantes dão sempre prazer, se não quando chegam, pelo menos quando partem. (Provérbio português) *** Por que são necessários milhões de espermatozoides para fertilizar um único óvulo? Porque os espermatozoides são masculinos, portanto se negam a perguntar o caminho!

4 comentários:

  1. Pacon kaj bonon!

    Canadá:
    As escolas não eram apenas católicas,
    havia muitas protestantes.
    Isto não diminui a culpa das escolas católicas,
    mas não isenta outras.

    ResponderExcluir
  2. César Dorneles, o CEM IDEIAS está cada ver melhor. Parabéns!

    ResponderExcluir