12 abril 2022

MOSAICO | Microplásticos nos pulmões de pacientes/ Aconteceu em Kiev/ Humor: o padre e os argentinos/ E mais.

 




Cabeças pensantes |

Leitura | Antes do interesse pela escrita, há um outro: o interesse pela leitura. E mal vão as coisas quando só se pensa no primeiro, se antes não se consolidou o gosto pelo segundo. Sem ler ninguém escreve. José Saramago, escritor


Maiorais | Para mim, este século que termina se define na literatura em três nomes: Fernando Pessoa, Jorge Luis Borges e Franz Kafka.
José Saramago


Deu no Twitter |



Dez dólares o litro da gasolina na Califórnia. Em 2018 era um dólar. O americano vai enlouquecer. Nunca soube o que é inflação. @FernandoHortaof


Chocante. Microplásticos encontrados nos fundos dos pulmões de pessoas vivas pela primeira vez. Éo que se sabe da descoberta de partículas no tecido de pacientes submetidos à cirurgia, sendo polipropileno e PET mais comuns.
@MarcioPochmann


Aconteceu em Kiev |



Em Futebol ao sol e à sombra *, de Eduardo Galeano, em que o escritor reuniu uma série de histórias as mais diversas sobre fatos que ocorreram ao longo da história do futebol, ele conta que em 1942 os jogadores do Dínamo de Kiev, então ocupada pelos nazistas, tiveram de jogar um partida com jogadores alemães de um time montado sob as ordens de Hitler, na qual os ucranianos tinham a obrigação de perder o jogo. "Entraram resignados a perder," - conta Galeano - "tremendo de medo e de fome, mas não puderam aguentar a vontade de ser dignos. Os onze foram fuzilados vestidos com as camisas, no alto de um barranco, quando terminou a partida."
* A edição que tenho é da Coleção L&PM Pocket, 2019


Humor |

Esta, vou contar à minha maneira. Pois bem na fronteira do Brasil com a Argentina chegou o novo padre de uma cidadezinha tão pequena que não chegava nem a dois mil habitantes. Domingo de manhã, primeira missa do padre. Brasileiros e argentinos se confraternizam à espera da celebração. No início da missa, o padre começa assim: 
- Irmãos, estamos aqui reunidos para falar dos fariseus, esses argentinos aqui presentes.
Consternação geral! Comentários pipoqueiam num assombro geral. Os argentinos se levantam e vão embora, sentindo-se naturalmente que muito ofendidos. O prefeito se levanta, procura acalmar os ânimos e se dirige o padre rogando a ele que nunca mais se dirigisse, daquela maneira, aos hermanos, responsáveis por boa parte da fonte de sustento do comércio local. O padre acata a solicitação do prefeito, promete que no domingo seguinte vai maneirar em suas palavras.

No domingo seguinte, em seu sermão, o novo padre diz que gostaria de falar sobre Maria Madalena, "aquela prostituta  da Bíblia", como as argentinas que se encontravam presentes. Pânico geral. Argentinos tentam agredir o padre. A turma do deixa-disso entre em ação. "Calma, pessoal, calma!" - grita alguém. As mães argentinas vão embora, mal contendo o choro, levando suas crianças. O prefeito ao falar novamente com o padre, assume um tom enérgico. A cidade não pode se dar ao luxo não de contar com os argentinos para a economia local. Ameaça a enviar uma carta para o bispo pedindo sua transferência. O padre mais uma vez promete colaborar.

No terceiro domingo, por solicitação do prefeito, tem até um batalhão da polícia militar na frente da igreja. Pura precaução. O padre inicia sua preleção dizendo que iria falar sobre um dos momentos mais belos da vida de Jesus: a Santa Ceia. O prefeito respira aliviado. Então o padre lembra a frase de Jesus diante dos apóstolos afirmando que naquela mesma noite alguém iria traí-lo. Pedro pergunta se seria ele, o que Jesus nega. Outros fazem a mesma pergunta, sobre a qual Jesus os tranquiliza dizendo que não. E o padre continua: "Então, Judas pergunta: Mestre, soy yo?"


Mais |

MOSAICO | Edgar Morin/ Ivo vê a uva/ Incitatus/ Bananinha/ Eduardo Leite/ Imagens inéditas da Lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário