01 fevereiro 2021

Chile 1X0 URSS. O "mais triste gol da história do Chile"

 



11 de setembro de 1973. Golpe militar no Chile. No dia seguinte, caminhões e ônibus conduziram para o Estádio Nacional uma quantidade de detidos, não só chilenos, mas estrangeiros de quase 40 nacionalidades, acusados de subversão, que acabará atingindo a soma de 7 mil pessoas. Assim, vestiários acabaram virando salas de interrogatório ou celas tão superlotadas que não havia espaço para todos dormirem ao mesmo tempo. 

Para 21 de novembro estava marcado o segundo jogo, no estádio, entre as seleções do Chile e da URSS pelas eliminatórias da Copa do Mundo que viria a realizar-se na Alemanha. Os chilenos precisavam de uma vitória. Ao mesmo tempo, era necessário mostrar ao mundo que o Chile voltara à normalidade. Assim, no dia em que representantes da FIFA fizeram uma vistoria do estádio, a maior parte dos presos foram trancafiados nos vestiários. Após examinarem o gramado, concluíram que a situação do estádio era tranquila. Aconteceu, porém, que a URSS de Brejnev ameaçou boicotar o jogo. 

A  milicada chilena, por precaução, convidou o Santos para substituir a Seleção Russa caso fosse necessário. Alguma partida deveria sair. Resultado: os jogadores do Chile entraram em campo sem adversário presente, deram alguns passes e fizeram aquele que é conhecido como o gol mais triste da história do Chile. Após isso, realizou-se a partida contra o Santos, sem Pelé: 5x0 para o time brasileiro. 


Video pri la golo:
https://www.youtube.com/watch?v=Fb5KpkSajpw

Referência:

SIMON, Roberto. O Brasil contra a democracia. Piauí, Rio de Janeiro, jan. 2021, p. 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário