30 janeiro 2023

NATURISMO ameaçado | Erro de português | O livrinho de Harry | Secos & Molhados | Porto-alegrês

 





Eu sou eu e minhas circunstâncias.
Ortega y Gasset
________________




LAZER | Naturismo ameaçado

A Praia do Pinho, em Balneário Camboriú (SC), a 80 km de Florianópolis, foi a primeira praia de nudismo - ou naturismo, como queiram - do Brasil (1983). Contudo um projeto de lei, de autoria de um vereador do Podemos, ameaça a continuação da prática no local, sob a alegação de "promiscuidade exacerbada, sexo explícito, uso de drogas ilícitas e grande acúmulo de resíduos sólidos". Exageros ou não? O fato é que só é permitido se desvencilhar de toda roupa numa área bem delimitada, mais afastada, com 500 m de extensão e separada por um rochedo. A praia tem seu próprio código de ética, que detalha o que é falta grave e sujeita à expulsão do local, que conta com salva-vidas, bares, pousada, área para camping e estacionamento privado. Há dois anos, o uso de traje de banho passou a ser opcional. Aliás Santa Catarina conta com três praias de nudismo. As outras duas estão localizadas em Florianópolis e Palhoça.

Fonte Conheça a praia de nudismo em SC que projeto quer barrar, reportagem de Hygino Vasconcellos publicada na Folha de S. Paulo de 08/jan/23.



POESIA |
Erro de português

Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.

Neste pequeno poema, o modernista Oswald de Andrade (1925) faz uma crítica ao colonizador português, que impôs sua cultura aos povos originários do Brasil, como toda nação imperialista e colonialista.





Secos & Molhados |

A COP-28 em 2023 ocorrerá nos Emirados Árabes e terá como coordenador o chefe de uma indústria petroleira. Agora a coisa anda! *** Dia 3 viajo para Itapema, SC, a 508 km de distância de minha aldeia, acompanhado de familiares, para matar as saudades do mar depois de três anos de reclusão pandêmica. Vale dizer que trata-se de um belo balneário, com muitos patriotas e pessoas de bem. *** Dias atrás, a jornalista Flávia Oliveira, uma das comentaristas do Em Pauta (GloboNews), comparou Bolsonaro com a execrável figura do bandeirante Borba Gato (1649-1718), que ficou famoso pela truculência praticada com o objetivo de escravizar os indígenas. *** Pelo 14º ano consecutivo, o Brasil é o país onde mais se mata transsexuais. *** Brumadinho (270 mortes): 4 anos de impunidades, Boate Kiss (242 mortes): 10 anos de impunidades. *** E Brasília entrou para o rol de cidades que sofreram invasões bárbaras. *** O MST vai levar 180 médicos de várias especialidades, formados e oriundos do MST, para socorrer os ianomâmis. A grande imprensa se cala sobre isso. Ela mesma cria censura.



FOFOCAS | O livrinho do Harry

O livro do príncipe Harry está bombando. Vendeu 400 mil exemplares no primeiro dia de publicação. Não há livro bom que possa concorrer. (...) A monarquia é uma excrescência. A família real só serve para fofocas e tretas. Chego a pensar que família real inglesa seja dona dos tabloides que a perseguem ou que existe um contrato entre as partes: uma fornece a lama, a outra a divulga. Ao publicar o livro, Harry assumiu o controle das fofocas. O lucro será gigantesco.

> Juremir Machado da Silva, em sua crônica Obrinha do príncipe Harry, publicada em 20/jan/23 na revista digital Matinal.





Do dicionário 
de porto-alegrês |

Botar os cachorros = Brigar, insultar.

Careiro = Comerciante que cobra preços considerados caros demais pelos seus produtos.

Feito o carreto! = Expressão que se usa para demonstrar satisfação por tarefa concluída.

Fonte Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer. (L@PM)



6 comentários:

  1. Anônimo08:42

    Muito bom conteúdo 👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ótima leitura!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre Vem Ideias brilha mais um vez . Assuntos de gerar muitos debates , se falar nas praias de nudismo existem muitas regras a serem cumpridas para poder permanecer nelas. Porém sempre tem quem divulgue só o que não é a verdade e nem o que aconteceu com quem não cumpriu. A falar dos índios hoje seia uma intolerância aos costumes locais e desrespeito o que fizeram os Jesuítas a cada tribo. Pois eles tinham seus costumes e viviam muito bem.
    Ansiosa pela próxima edição.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre o Cem Ideias arrasou, todos os tópicos relatados dariam muito o que falar, refletir.
    Sempre asiosa pela próxima edição.

    ResponderExcluir