19 janeiro 2023

"BRASIL": nada a ver com "pau-brasil"? | A Igreja da Pampulha | Devia ir pro Guinnes Book | "Vazio Coração"

 




ETIMOLOGIA |
O nome Brasil
nada a ver com pau-brasil?

Pois fiquem sabendo o distinto leitor e a estimada leitora de que há controvérsias em relação à origem do nome Brasil. Aprendemos na escola que o nome do país provém de brasa, uma alusão à tintura avermelhada da árvore que acabou sendo designada como pau-brasil. Será? Já na década de 1930, Gustavo Barroso e Pedro Calmon afirmavam que essa ideia era equivocada. Considera-se atualmente que há bons indícios de que tinham razão. 

Por um motivo muito simples: já na Idade Média, acreditava-se na existência de ilhas ao longo do Atlântico. A ilha Brasil, por exemplo, aparece num mapa de 1324, a oeste da Irlanda e o tal se sucedeu em mapas posteriores. As grafias variavam: Ho Brasile, O'Brasil, Hy Brasil, sendo que o termo é de origem celta e aparece em idiomas não só da Irlanda, mas do País de Gales. O sentido seria Terra dos Bem-Afortunados, Ilha da Felicidade ou Terra Prometida, sendo que a raiz bres em irlandês significa nobre, sortudo, feliz, encantado. Mapas portugueses do séc. 14 dão conta da existência de tal ilha, que a situam mais ao sul, ao lado da península Ibérica e dos Açores. É importante salientar que "o pau-brasil deriva seu nome, em plena Idade Média, da ilha Brasil da cartografia medieval, sendo, portanto, anterior à chegada em nossa costa em 1500".

Fonte "Brasil", um nome celta que habitava o imaginário medieval, matéria de Pedro Paulo A. Funari, no caderno Turismo, da Folha de S. Paulo de 28/abr/97 e reproduzida em seu saite.


FILME | Vazio Coração

Desde 1º de janeiro, passei a visitar a TV Brasil, agora sob nova direção... Domingo passado, às 16h, assisti ao filme Vazio Coração (2013), de Alberto Araújo, com Murilo Rosa, Othon Bastos, Oscar Magrini e Bete Mendes, entre outros. A história de um conflito entre um cantor famoso (Murilo Rosa) e seu pai (Othon Bastos). Este acusa o filho de ter sido o responsável indireto pela morte trágica de sua esposa, mãe do cantor. O enredo se desenvolve basicamente em Araxá (MG), sendo que um dos cenários é seu encantador Grande Hotel. Recomendo.



PATRIMÔNIO HISTÓRICO |
A Igreja da Pampulha

Também domingo passado, assisti ao programa Meu Pedaço de Brasil (TV Brasil,18h), em cujo episódio Bruno Barros leva o expectador a um passeio pelas atrações turísticas de BH, entre elas a Igreja da Pampulha (1943), projeto arquitetônico da Oscar Niemeyer que também atende pelo nome de Santuário Arquidiocesano de São Francisco de Assis. Fiquei sabendo que foi consagrada pela Igreja apenas 14 anos depois, em função de sua arquitetura "moderninha" demais para os padrões arquitetônicos da época em matéria de templo religioso. A arte se impôs.
Imagem 1 da Igreja da Pampulha | Prandrade, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, através da wiki Wikimedia Commons







Comeu 22 mil pães
em 24 horas. Deveria estar no Guinnes Book, justiça seja feita!





O que eles disseram |

Como é mesmo que Stefan Zweig disse: 
"País do futuro" ou "País do faturo?"
Millôr Fernandes

Falam da dignidade do trabalho.
A dignidade está no lazer.
Herman Melville

Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.
José Saramago

Faça de seu corpo um lugar melhor para viver.
Sylvia Duailibi




5 comentários:

  1. Show saber de outra fonte o nome de nosso país. Acredito que não tenha sido citada antes pq tínhamos a falsa ideia de termos sidos descobertos.

    ResponderExcluir
  2. Matérias muito interessantes, parabéns! Blogue informativo, numa linguagem fluida! 🥰

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, o "samideano" César Dorneles nos oferece um pouco da luz do seu conhecimento. Dankon kaj gratulojn al vi, kara samideano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Em geral, conhecimento de outros, que eu apenas reproduzo.

      Excluir