05 janeiro 2023

TERRORISMO: omissão e cumplicidade | Por que existem pobres | Alteração da lei nos sobrenomes | Prisão para Bolsonaro

 




Continuará o Brasil
sendo o país da impunidade e da anistia?
_______________________________

TERRORISMO | Cadê?

Cadê a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) e GSi (Grupo de Segurança Institucional? Cadê os serviços reservados (P2) das polícias militares (PMs) e os serviços secretos das Forças Armadas e da Polícia Federal? Quantos muitos bilhões de reais custam por mês esses serviços especializados de inteligência do Estado brasileiro? Omissão de autoridade pública é cumplicidade, em situação de extrema gravidade como a da gigantesca ação realizada pelos terroristas bolsonaristas em Brasília, na tarde de 8 de janeiro, invadindo e depredando os prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.

> Milton Pomar, geógrafo e mestre em Políticas Públicas, em seu artigo no saite do Sul21



LITERÁRIAS | 
Por  que existem pobres?

Leitão Leiria socorre o hóspede de honra:
- Existem pobres porque Deus, na sua infinita sabedoria, quis experimentar os homens. Deu dinheiro aos ricos para ver se eles no meio da opulência não esquecem os desgraçados. Deu miséria aos pobres para ver se eles na sua desolação sabem guardar os seus santos mandamentos. Aí está.

> Erico Verissimo, em Caminhos Cruzados (1935)




Deu no Twitter

Ordem de prisão de Bolsonaro ganha força com atos terroristas deste domingo, avalia núcleo duro do PL. (Rodrigo Rangel, @rodrigorangel)




Cabeças Pensantes |

Quando a estupidez é considerada patriotismo, é perigoso ser inteligente. (Isaac Azimov) *** Eles não são loucos. Eles são treinados para acreditar, não par saber. A crença pode ser manipulada. Só o conhecimento é perigoso. (Frank Herbert) *** Do fanatismo à barbárie não há mais do que um passo. (Denis Diderot ) *** O heroico num ser humano é não pertencer a um rebanho. (José Saramago)

Etimológicas |

Educar - Do latim educare, educere, com o sentido de por para fora, direcionar para fora. Era usado "no sentido de preparar as pessoas para o mundo e viver em sociedade".

Trabalho - Vem do latim tripalium, termo formado pela junção de tri (três) + palum (pau), e que dava nome a um instrumento de tortura formado por três : estacas de madeira. Mais tarde, deu origem ao francês travailler, com o significado de sentir dor, sofrer. Com o tempo passou a significar "fazer uma atividade exaustiva". Daí...





LEIS
Sobrenomes

Uma alteração na lei, em 2022, permite que você dê ao seu filho só o sobrenome dos avós ou dos bisavós (precisa mostrar documentação provando essa ascendência). Também dá para incluir no RG sobrenomes de outros ascendentes, mesmo que eles não constem no nome completo dos seus pais. Nos [casamentos] heteroafetivos o homem pode quebrar a tradição e adotar o sobrenome da esposa. (...) Desde  junho de 2022, aliás, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode trocar de prenome - inclusive substituindo-o por um apelido. (Superinteressante de dez/22)


Nenhum comentário:

Postar um comentário