11 janeiro 2023

PLANETA Plástico | Que patriotismo é esse? | Acabaram com a Teologia da Libertação. Aí... | O que eles disseram

 



ECOLOGIA | 
Planeta Plástico (1)

Na edição de dezembro último da revista Superinteressante, a matéria de capa diz respeito ao plástico e seu alto grau de malefícios do ponto de vista ecológico e até em termos de saúde das pessoas. Segundo o lide da reportagem, que tem como título O futuro do plástico

"a humanidade já produziu 9 bilhões de toneladas dele. 80% vão parar em lixões e nos oceanos, onde levam séculos para se decompor e contaminam o planeta: cada pessoa ingere 20g de microfragmentos de plástico, o equivalente a uma pecinha de lego por mês. Mas novas leis, tecnologias e avanços científicos podem mudar esse cenário."

Reciclagem - A humanidade fabrica a cada ano 400 milhões de toneladas de plástico, sendo quer segundo a ONU apenas 10% dele é reciclado. 14% são incinerados com a finalidade de geração de energia, que acaba liberando CO2 e substâncias químicas. A reciclagem do plástico deve ser aprimorada. 

Vale lembrar que nem todo plástico pode ser reciclado. O prolipropileno de canudos e potes, por exemplo, fica fraco demais quando passa por um processo de reciclagem. Há uma inviabilidade de reaproveitamento do poliestireno (isopor). Por ser muito leve, 1 kg dele ocupa muito espaço e em função disso o transporte é bem mais caro.  Como se não bastasse, o plástico retirado dos oceanos encontra-se em situação de decomposição, o que acaba inviabilizando seu reúso.

Para Luísa Santiago, diretora da Fundação MacArthur, uma medida a ser tomada seria o redesenhamento dos produtos a fim de os plásticos deixem de ser descartáveis, mas reaproveitados.

Na continuação: problemas com a saúde/ novas leis e tecnologias
podem trazer soluções



TERRORISMO | 
Que patriotismo é esse? 

Fico me perguntando afinal que patriotismo fajuto é esse demonstrado pelos patriotas de plantão, que saem às ruas empunhando a bandeira nacional ou mesmo enrolado nela para se protegerem da chuva, a qual, diga-se de passagem, mereceria mais respeito? O que dizer de uma massa de pessoas desequilibradas, obsediadas por uma ideia fixa, tamanha é a lavagem cerebral a que foram docilmente submetidas? 

Que patriotismo é esse que faz com que invadam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede da Supremo Tribunal Federal, em desrespeito absoluto àquilo que representam, num vandalismo sem precedentes, ignorando inclusive o valor histórico e/ou artístico de muitos objetos e móveis, muitos deles representativos da arte nacional, que foram danificados ou destruídos? 

Em última análise, um verdadeiro atentado à República - da qual, pelo visto, são inimigos, porque seu intuito maior, ao que parece, é a barbárie pura e simplesmente. Ah, sim! Talvez sejam todos partidários daquilo que se ostentou numa faixa tempos atrás: "Por uma ditadura democrática." Mas enfim, até mesmo uma ameba, como diria o jornalista Mino Carta, sabe quem efetivamente está por detrás disso tudo: um pobre coitado que poderá escapar da falha justiça dos homens, mas não daquela, ao meu ver, que rege o Universo.



RELIGIÕES |
Da Teologia da Libertação
ao neopentecostalismo

A Teologia da Libertação na América Latina foi dizimada e os resultados estão aí. Apartada dos humildes e necessitados, concentrada na liturgia e nos dogmas, ao gosto do intelecto do então cardeal [Bento 16], a Igreja latino-americana perdeu progressivamente terreno para o neopentecostalismo. O Brasil, outrora "maior país católico do mundo", tornou-se terreno propício à expansão evangélica.

> Sergio Lirio, jornalista, em reportagem publicada em CartaCapital de 11/jan/22



O que eles disseram |

Existe um assunto sério por detrás de toda comédia.
Jack Nicholson

O melhor molho é o apetite.
Ditado francês

Mulher grávida vive reclamando de barriga cheia.
Anônimo

O brasileiro gosta de uma fila. 
É só ver uma que já encosta.
Rubens Bagatella

Não existem mulheres frígidas.
Apenas mal-aquecidas.
Albertina Duarte Takiuti



2 comentários:

  1. Anônimo17:37

    Obrigada por nos permitir ter acesso a sua visão sobre temas atuais e de tanta relevância. Arlene Pérez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado digo eu por tuas palavras tão gentis.

      Excluir