02 fevereiro 2023

FOI genocídio sim! | Os indígenas do RS | Naturismo: questão cultural | Língua não é múmia | Malafaia, o que é um "falso profeta"?



O esquecimento do extermínio
faz parte do extermínio.
Jean-Luc Godard
____________




JUSTIÇA |
Foi genocídio sim!

Diz a artigo 6º do Estatuto de Roma, de 1998, que criou o Tribunal Penal Internacional, ao qual o Brasil também aderiu: "Entende-se por genocídio qualquer um dos atos que a seguir se enumeram, praticado com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, enquanto tal: a) homicídio de membros do grupo; b) ofensas graves à integridade física ou mental; c) sujeição intencional do grupo a condições de vida com risco a provocar a sua destruição física, total ou parcial; d) imposição de medidas destinada a impedir nascimentos no seio do grupo; e) transferências, à força, de crianças do grupo para outro grupo." A lei brasileira de nº 2889 de 1956 tem praticamente o mesmo perfil.

Fonte O mais grave dos crimes, artigo de Deisy Ventura, professora titular da USP, coordenadora do doutorado em Saúde Global da Faculdade de Saúde Pública, e publicado no saite A Terra é Redonda em 29/jan/23.



 HISTÓRIA | Os povos indígenas
do Rio Grande do Sul

Na região da Serra andavam os guaianás, do grupo Gê, também chamados de coroados, de quem descendem hoje os kaigangues, esses que vocês veem vendendo artesanato. No centro do estado viviam os Tapes, da Nação Guarani. No litoral e na região da Lagoa dos Patos se encontravam os Carijós e os Arachanes, também Guaranis, e no sul os Charruas e Minuanos, guerreiros ferozes e bons cavaleiros, descendentes de um povo muito antigo, chamados de "homens dos cerritos".

> Roberto Fonseca, historiador, em sua obra História do Rio Grande do Sul para jovens.




COSTUMES |
Uma mera questão cultural

Há uma passagem em O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo, em que os da terra ficam escandalizados quando uma família de imigrantes alemães vão tomar banho no rio e com a maior naturalidade se desnudam. Era demais para a cultura de raiz ibérica, marcada por um forte obscurantismo religioso. Em Paris, por exemplo, li sobre isso tempos atrás, as pessoas tiram toda a roupa para se refrescarem no Sena, num dia quente de verão, sem nenhum problema, como se fosse a coisa mais natural do mundo. Claro, tudo é uma mera questão cultural. Não apreciar a prática por formação pessoal, algo de foro íntimo, é uma coisa. Por outro lado, pretender cercear ou até mesmo tentar proibir que os outros a pratiquem tem um nome: intolerância.


LINGUÍSTICA | "Língua não é múmia."*

As línguas mudam. O tempo todo surgem modos alternativos de dizer alguma coisa, formas mais velhas vão desaparecendo, destronadas por novas variantes. E essa mudança, assim que começa a ocorrer, é sempre percebida como desvio, como aberração a ser evitada a qualquer custo. Mas o fato incontornável é que muito do que hoje é tido como refinado, elevado e sofisticado em algum momento foi visto como um desvio simplório e grosseiro da norma-padrão.

> Caetano W. Galindo, em seu livro Latim em pó: um passeio pela formação do nosso português (Companhia das Letras)

* Luis Fernando Verissimo


Dê-me um cigarro/ Diz a gramática/ Do professor e do aluno/ E do mulato sabido/ Mas o bom negro e o bom branco/ da Nação Brasileira/ Dizem todos os dias/ Deixa disso camarada/ Me dá um cigarro. (Oswald de Andrade, em Pronominais).




Secos & Molhados |
 
E eu perguntaria para um desses pastores tipo Malafaia, de modo educado e respeitoso: Pastor, o que seriam os "falsos profetas" de que nos fala a Santa Bíblia? *** Há os ignorantes porque a vida não lhes deu a oportunidade de aprender e outros porque o orgulho não deixa. Tudo sabem... *** Há milhares de anos, povos provenientes da região do Pacífico descobriram a América. O resto é eurocentrismo. *** Uns estão convictos de que a Terra seja plana; outros veem o sol nascer quadrado. Por falar nisso, sempre fui um péssimo desenhista. O máximo que posso fazer, de maneira convincente, é desenhar com régua a Terra plana vista de lado: ______ *** Algarve, nome que se dá à região sul de Portugal e a um bairro de Alvorada, cidade vizinha de Porto Alegre, p. ex., vem do árabe Al-gharb ("o oeste"). *** Há milhares de anos, povos oriundos da região do Pacífico descobriram a América. O resto é eurocentrismo.


Aos leitores |

O blogueiro entrará de "férias" e assim sendo a próxima postagem do Cem Ideias vai demorar mais tempo do que o costume para ser lançada. Está programada para 20/fev, segunda-feira. Inté!



2 comentários:

  1. Sugestão ao blogueiro faça um Cem ideias nas férias tbm trazendo para nós assuntos interessantes de sua viagem. Vai ser showww.
    Boas férias o Cem Ideias sempre arrasando com suas informações de qualidade. Um grande abraço e curta muito o mar desse verão.

    ResponderExcluir