25 fevereiro 2023

THEO WIEDERSPAHN: o arquiteto alemão que redesenhou o centro de Porto Alegre

 



Memorial do Rio Grande do Sul, antiga sede central dos Correio e Telégrafos.
Apresenta um estilo eclético, mas com forte influência do barroco alemão. Construído sob a responsabilidade do engenheiro Rudolph Arons e do arquiteto Theo Wiederspahn. (1913)


Em 23/fev estive visitando a Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço Municipal de Porto Alegre, também conhecido como Prefeitura Velha, juntamente com duas amigas ex-colegas, atraídos pela exposição Arquiteto Theo Wiederspahn em Porto Alegre, um olhar contemporâneo sobre projetos e obras de 1908 a 1952 em seu último dia e que contou com a visitação de mais de 4 mil pessoas. Theodor Alexander Josef  Wiederspahn, seu nome completo, nasceu em Wiesbaden, Alemanha (1878) e veio a falecer em Porto Alegre, em 1952. Foi arquiteto, engenheiro e construtor alemão naturalizado brasileiro, tendo se fixado em 1908 no Rio Grande do Sul
 
Pode-se dizer que graças a ele, prédios hoje considerados históricos da região central da capital gaúcha sofreram, em maior ou menor grau, a influência da arquitetura alemã, tais como a antiga sede dos Correios e Telégrafos (vide foto acima), o MARGS - Museu de Artes do Rio Grande do Sul, antiga sede da Delegacia Fiscal da Fazenda, o edifício Ely, a antiga cervejaria Bopp (hoje Shopping Total), o antigo hotel Majestic (atualmente Centro de Cultura Mário Quintana), além de prédios em outras localidades do Estado, totalizando um total estimado em mais de 500 trabalhos.


4 comentários:

  1. Maravilhoso relato da vida desse arquiteto Theo, que fez em nosso estado obras maravilhosas prédios casas com um grande explendor.
    Amei ter participado dessa visita a Pinacoteca na companhia de vcs meus colegas queridos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, amigo, pelo passeio e pela companhia!

    ResponderExcluir