Memorial do Rio Grande do Sul, antiga sede central dos Correio e Telégrafos.
Apresenta um estilo eclético, mas com forte influência do barroco alemão. Construído sob a responsabilidade do engenheiro Rudolph Arons e do arquiteto Theo Wiederspahn. (1913)
Em 23/fev estive visitando a Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço Municipal de Porto Alegre, também conhecido como Prefeitura Velha, juntamente com duas amigas ex-colegas, atraídos pela exposição Arquiteto Theo Wiederspahn em Porto Alegre, um olhar contemporâneo sobre projetos e obras de 1908 a 1952 em seu último dia e que contou com a visitação de mais de 4 mil pessoas. Theodor Alexander Josef Wiederspahn, seu nome completo, nasceu em Wiesbaden, Alemanha (1878) e veio a falecer em Porto Alegre, em 1952. Foi arquiteto, engenheiro e construtor alemão naturalizado brasileiro, tendo se fixado em 1908 no Rio Grande do Sul.
Pode-se dizer que graças a ele, prédios hoje considerados históricos da região central da capital gaúcha sofreram, em maior ou menor grau, a influência da arquitetura alemã, tais como a antiga sede dos Correios e Telégrafos (vide foto acima), o MARGS - Museu de Artes do Rio Grande do Sul, antiga sede da Delegacia Fiscal da Fazenda, o edifício Ely, a antiga cervejaria Bopp (hoje Shopping Total), o antigo hotel Majestic (atualmente Centro de Cultura Mário Quintana), além de prédios em outras localidades do Estado, totalizando um total estimado em mais de 500 trabalhos.
Vejamos algumas fotos da exposição, que ilustram seu trabalho como arquiteto:
Memorial do Rio Grande do Sul
Antiga cervejaria Bopp, depois Brahma
Edifício Ely
Mais |
Maravilhoso relato da vida desse arquiteto Theo, que fez em nosso estado obras maravilhosas prédios casas com um grande explendor.
ResponderExcluirAmei ter participado dessa visita a Pinacoteca na companhia de vcs meus colegas queridos.
Muito bom, parabéns!
ResponderExcluirParabéns, amigo, pelo passeio e pela companhia!
ResponderExcluirObrigado!
Excluir