23 fevereiro 2023

PAMPA gaúcho ameaçado | No escurinho do cinema | Quem amou mais Pelé? | "Não sabem o que perderam."


Quantos países chegaram a 23 edições 
do Big Brother? Talvez isso explique em parte 
o estado mental a que chegamos.

> Juremir Machado da Silva
___________________________

No escurinho do cinema |

Esses dias, uma senhora que já tinha visto o filme falou em alto e em bom tom para a amiga, a respeito de um personagem que aparecia pela primeira vez na tela:
- Esse aí que eu te disse que tem outra mulher e que vai ser assassinado pelo próprio filho, imagina a desgraça.
Um celular tocando ou recebendo mensagens é outra coisa que nunca falta nas salas de cinema, nem nos melhores espetáculos.

> Claudia Tajes, em sua crônica O que dona Célia diria, publicada no caderno Doc de Zero Hora de 18-19/fev/22



Ameaça ao pampa gaúcho |

O pampa* gaúcho cobre mais de 2% do território brasileiro, mas contém 9% da biodiversidade conhecida, com a presença já identificada de mais de 12,5 espécies já identificadas, o que inclui plantas, animais, fungos e outros micro-organismos. Além das planícies de campos, contém florestas, banhados e butiazais. 

"Os dados demonstram que o Pampa possui diversidade alta não só no grupo de plantas campestres, onde já havia um bom conhecimento antes, mas também em muitos outros grupos", segundo William Dröse do Departamento de Botânica da UFRGS, que participou de uma pesquisa recente sobre o bioma.

 Muitas espécies de formigas, por exemplo, "nem foram descritas ainda", acrescenta o pesquisador. Infelizmente a alta diversidade do bioma vem sofrendo perdas consideráveis  nos últimos tempos, notadamente em função do avanço das monoculturas de arroz e soja. Com isso, já se perdeu mais da metade do bioma original. Bianca Otto Andrade, outra pesquisadora envolvida na pesquisa, alerta para a importância da conservação da biodiversidade nas políticas públicas, ainda mais levando-se em conta as mudanças climáticas.

* Pampa significa planície no aimará e no quéchua. O termo campanha ("campanha gaúcha"...) vem do latim tardio campania, de igual sentido.

fontes Estudo aponta presença de mais de 12,5 mil espécies no bioma Pampa, matéria publicada no saite sul.21.com.br em 19/fev/23 e https://pt.wikipedia.org/wiki/Pampa




O Brasil amou Pelé
menos do que o mundo? |

Em sua matéria O rei que o Brasil não soube amar, publicada na última edição da revista Piauí, o jornalista Marcos Caetano esboça sua sensação e tese segundo as quais o Mundo soube valorizar mais a figura de Pelé do que seu próprio país. Como argumentação, entre outras coisas, valeu-se até mesmo de comparação de manchetes de jornais por ocasião de sua morte. "Pelé morreu, se é que Pelé morre" foi a manchete de capa de O Estado de São Paulo. De uma maneira mais lacônica, a Folha de S. Paulo notificou: "Morre Pelé". O Globo: "Pelé eterno". Na imprensa europeia, por outro lado, o jornal italiano Domani anunciou: "È morto Pelé, l'uomo che inventò il Brasile" ("Morreu Pelé, o homem que inventou o Brasil"). O francês L'Equipe: "La fin d'un monde" ("O fim de um mundo"). Não deixaram por menos.

"Vocês não sabem 
o que perderam" |

Na mesma edição da revista, Marcela Mora y Araujo, jornalista e escritora argentina, em "O minuto 122'43'', discorre sobre o peso do significado que teve para os argentinos, grandes amantes do futebol, com conquista da Copa do Catar, em meio à série crise econômica que assola o país. Conta em um dado momento que seu irmão e alguns amigos fizeram uma pequena enquete com pessoas escolhidas ao acaso nas ruas sobre o que seria mais importante: a melhoria da economia ou a conquista do certame. Em parte das respostas, estava implícita a seguinte ideia: "Quanto pode durar a melhora da economia? Já a Copa é para sempre." Num grande cemitério, alguém pendurou uma faixa com os seguintes dizeres: "Vocês não sabem o que perderam".



Humor |

Procura-se: Emissora de linha editorial fascista interessada em nossas opiniões isentas. Somos um pool de comentaristas conhecidos pela diversidade. Tratar com Augusto, Guilherme, Caio ou Consta em demitidos@velha-pan.ex-gov.br

> Classificados The Piauhy Herald, revista Piauí de fev/23



Nenhum comentário:

Postar um comentário