A revista Nova
escandalizou meio mundo |
A revista Nova, da Abril, chegou às bancas de revista em 1973, como versão brasileira da norte-americana Cosmopolitan (1965), que revolucionou as revistas femininas nos EUA. Nova igualmente causou frisson, pois abordava temas até então tabus. "Antes as revistas para mulheres falavam de marido, de filho, de decoração, de jardim, de culinária. A mulher não existia. Veio a pílula anticoncepcional e as coisas mudaram" - comentou a jornalista Fatima Ali, que dirigiu a revista por dezessete anos, ao ser ouvida para uma matéria publicada na Piauí de fevereiro.
Nova escandalizou um público mais conservador ao mencionar, pela primeira vez, o orgasmo em sua capa ou apresentar afirmações do tipo "mulher solteira pode ter sexo". Em plena Ditadura, duas edições da revista foram apreendidas nas bancas. Era demais para o regime obscurantista. A publicação sofria zombarias até mesmo de jornalistas homens, como o consagrado Telmo Martins, que a chamava de "o Kama Sutra das estenodatilógrafas", ou seja, secretárias que transavam com o chefe, como lembrou Fatima Ali.
Que tempos são estes
em que temos que defender o óbvio?
Berthold Brecht
________________
Secos & Molhados |
Em inglês, o plural de fish (peixe) é fish mesmo, mas quando se refere a mais de uma espécie é fishes. Línguas... Pra que simplificar quando se pode complicar? *** "O pix mudou a vida das crianças que vendem doces na rua", disse Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, feliz da vida ao constatar o quanto há crianças com espírito empreendedor neste país. *** PIBs de cada região: Sudeste: 3,9 trilhões de reais, Sul: 1,3, Nordeste: 1,07, Centro-Oeste: 795 milhões, Norte: 478 milhões.
A solidão do bebê |
A solidão se manifesta no bebê quando busca companhia na audição de sua própria voz ao produzir os primeiros sons, no choro sentido para chamar atenção dos pais ou quaisquer outras pessoas ao redor e, mais tarde, um pouco maior, quando conversa com amiguinhos imaginários.
> Leandro Karnal, em seu livro O dilema do Porco Espinho: como encarar a solidão. (Planeta)
8 de janeiro: aniquilação de símbolos |
A paródia involuntária da tomada da Bastilha protagonizada pelos terroristas do 8 de janeiro convoca a barbárie para aniquilar os símbolos de um novo país que se imaginou a contrapelo da matriz colonial. Chamar de "reintegração de posse" a destruição que se serviu até das pedras portuguesas do chão é querer arrasar um projeto de nação que, embora combalido, resiste e se transforma desde então. Projeto esse que não só se consubstancia nos palácios como em suas obras de arte e objetos.
> Alexandre Benoit e Francesca Angiolillo em seu artigo A tropa do atraso e a capital da esperança, publicado em Quatro Cinco Um nº 66
Etimológicas |
Açougue - Vem do árabe as-suq, que tinha o sentido de mercado, feira.
Administração - Vem do latim minus, que significa menos. De minus derivou-se minor (menor), que por sua vez resultou na criação de minister, para designar servos e criados. Com o tempo, ganhou a conotação de sacerdote: servo de Deus, servo religioso, com a conotação de "desempenhar um cargo importante", "servir a uma personalidade importante", no sentido de "administrar". O ad- foi acrescentado por ter a ideia de "junto": administrar: "servir junto a".
Senti falta de suas aventuras pela praia. Mas como sempre o Cem Ideias muito legal.
ResponderExcluirObrigado!
Excluir