Amazônia
Deu no Twitter
Eu aprendi que Deus é sinônimo de amor, compaixão e, sobretudo, de paz e de respeito. Não importa qual a religião e qual o credo. A minha vida e a do meu marido sempre serão por esses princípios. > Janja Lula Silva, socióloga. @JanjaLula
OCIDENTE | Uma civilização
de ladrões - O Ocidente é apenas uma civilização de ladrões! Se a França e a Espanha no século 17 ficaram ricos, foi porque roubaram ouro e prata da América Latina e assassinaram os índios sem pagar nada. Se a França, a Inglaterra e os EUA ficaram tão ricos, foi graças à escravidão e roubar seres humanos da África sem pagar nada. Da mesma forma, a Bélgica e os Países Baixos no século 19 ficaram muito ricos quando roubaram matérias primas gratuitas da África e da Ásia. Nos últimos 500 anos, as nossas sociedades ocidentais têm pilhado a riqueza do mundo sem pagar. Podemos desenhar gráficos para todos os países africanos e mostrar quem os saqueou e como. Somos - ou melhor - alguns de nós somos ladrões e, por isso, tornamo-nos países ricos à custa de outros.
> Michel Colonne, jornalista belga
DIÁLOGO | Uma xícara de chá - Nancy Astor, primeira mulher a obter uma cadeira na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico, em 1919, falou a Winston Churchill, então Primeiro-Minstro:
- Winston, se o senhor fosse meu marido, eu envenenaria seu chá.
- Se eu fosse seu marido, o tomaria. - respondeu Churchill.
CURIOSIDADES | Os ovos são contados em dúzia em função da chamada unidade inglesa usada na Europa Ocidental entre o ano 700 d.C. e os anos 1960. Eram vendidos em dúzia em função de moedas em circulação na época, principal o xelim, que equivalia a 12 pence (plural de pêni). Assim, com 1 xelim comprava-se 12 ovos. *** O que distinto leitor ou a estimada leitora acha? Insetos sentem frio? A resposta é sim! São dotados de termorreceptores que respondem pela variação de temperatura. Por serem animais ectotérmicos, são incapazes de produzirem calor e a temperatura corporal varia conforme o ambiente. Assim, em frios extremos, permanecem em estado de inatividade, tipo hibernação. Ficam imóveis, não se alimentam e quase não respiram.
Fonte: revista Mundo Estranho, de out/17
HOMEM X MULHER | A testosterona
faz a diferença | De acordo com o cientista político Antônio Lavareda, "por terem 20 vezes mais testosterona do que as mulheres, os homens são mais assertivos, ambiciosos, competitivos. E que, por sentirem menos medo, tornam mais agressivos, violentos e dispostos a correr perigos. (...) As mulheres, com menos testosterona, seriam mais empáticas com o outro, mais dispostas a laços comunitários, pacifistas", explicou o jornalista André Barrocal em sua matéria Elas sim, ele não, publicada na CartaCapital de 03/ago/22.
Mais |
Jô Soares: o fim de uma era | Democracia em risco | Mafalda | Dicionário de porto-alegrês | O mal por convicção religiosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário