15 agosto 2022

AMAZÔNIA: o martírio de um povo/ Divaldo e a "ameaça comunista"/ Empresários contra o golpe/ Porto-alegrês



Amazônia


AMAZÔNIA | O martírio
de um povo (1) - É de se perguntar até quando os povos indígenas da Amazônia sofrerão verdadeiras atrocidades, sem que nada seja feito para salvá-los das ações nefastas de seres inescrupulosos, que em nome de seus próprios interesses mesquinhos, estão cometendo verdadeiras atrocidades, amparados pela impunidade reinante que reina neste país desde sempre. Afinal, que país é este?, pergunto, lembrando-me da música do Legião Urbana. Vejamos algumas situações que atestam a extrema gravidade da situação:

"Garimpeiros abusam sexualmente de indígenas durante invasão e obrigam ingestão de gasolina com água, denunciam entidades" (O Globo, 21/abr)

"Menina ianomâmi de 12 anos foi estuprada e morta por garimpeiros, diz líder indígena" (Estado de S. Paulo, 27/abr)

"Justiça determina segurança da Força Nacional na terra dos Parakanã" (Amazônia Real, 1º/mai)

Como disse Carlos Fausto, professor do Museu Nacional (UFRJ) e Luiz Costa, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da mesma universidade, autores da matéria "Nossa regressão civilizacional" (Folha de S. Paulo, de 22/mai), a divulgação de fatos pela imprensa é positiva, mas "logo surge uma reação para desacreditar os relatos" e tudo fica por isso mesmo, depois de uma investigação superficial seguida da conclusão de que não há evidências de crime - "como se crime não houvesse na própria invasão de terras protegidas, na derrubada da cobertura florestal, na contaminação de cursos d'água e nas ameaças à população indígena local". Cont.


ALIENAÇÃO | A "ameaça 
comunista"... - Quase 60 anos depois da "Redentora", ainda se fala em na "ameaça comunista", com a única finalidade de impor-se goela abaixo ideias conservadoras de feições totalitaristas. Lembrei-me da cruzada anticomunista levada a cabo, inclusive através de  laives, por um afamado orador espírita a respeito da tal "ameaça", sem deixar de lado sua ânsia em denegrir e desdenhar dos estudos levados a cabo pelo ilustre filósofo alemão Karl Marx. É de se perguntar por que não se manifesta contra o desmonte da estrutura republicana e a ameaça de golpe que paira sobre nossas cabeças.

Mafalda

- "País do Futuro" ou do passado?...


EMPRESARIADO | Instabilidade (1) | A instabilidade é péssima para os negócios. Ao empresariado não interessam situações em que se coloque em dúvida o Estado de Direito. Já temos muita insegurança jurídica. > Mario Bernardini, empresário conselheiro da Fiesp, ouvido por CartaCapital

EMPRESARIADO | Instabilidade (2) | Uma ruptura institucional penalizaria o ambiente de negócios.
> Pedro Passos, empresário fundador da Natura, citado em CartaCapital



LÍNGUA | Do dicionário 
de porto-alegrês

Não pagar imposto - "Esse aí pra rir não paga imposto", ou seja, ri com muita facilidade.

Não quer nada com o basquete - Alusão a alguém que foge de suas obrigações quotidianas.

Não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe. - Explicação desnecessária...

Fonte: Do Dicionário de Porto-Alegrês, de Luís Augusto Fischer. 
Porto Alegre: L&PM, 2022.


Mais |

Ocidente: civilização de ladrões/ "Deus é sinônimo de amor."/ Uma xícara de chá/ Testosterona 
faz a diferença

Um comentário:

  1. A Amazônia é de extrema importância para o nosso planeta pena que ninguém pensa nisso como algo de extrema importância. Afinal nesse país sempre fama e dinheiro é o que move as pessoas . Triste mesmo é saber que as autoridades se vendem por poder e dinheiro. Penso até que esse que deveria estar cuidando de todos tbm tenha um garimpo cladestino por lá.

    ResponderExcluir