22 agosto 2022

EM "DEFESA" da família/ O martírio de um povo (2)/ Sexismo e hipocrisia/ Cabeças pensantes/ Mafalda

 




Secos & molhados | Pelo visto, muito "cristão" por aí ocupa-se muito mais com o Velho Testamento do que com o Novo, que apresenta a mensagem de Jesus... Como diria o bordão, "não precisa explicar, eu só queria entender..." *** Da série "Eu morro e não vejo tudo": Janaína Paschoal recolhe assinaturas em favor de um Nobel de Economia para Paulo Guedes. *** Batem ardorosamente na tecla de que "é preciso defender a família", mas sem nenhuma política de enfrentamento do desemprego e da fome, sem falar nas investidas contra a saúde e a educação públicas. *** Tinham medo que o Brasil virasse uma Venezuela? O que dizer de osso de porco a 7,99 o quilo no súper? *** Ou Lula ou o caos!

Mafalda


- Exorcizaram o Planalto. 
Agora só falta o Congresso.

AMAZÔNIA | O martírio de um povo (2) - Em 1930, sob a acusação de que os asurinis, juntamente com os parakanãs, atrapalhavam a construção da Estrada de Ferro do Tocantins, seu diretor ordenou a invasão de um acampamento de asurinis e mataram vários índios, incluindo mulheres e crianças. Na década de 70, com a construção da Transamazônica, em nome de uma "pacificação", causou a morte de um terço dos parakanãs. Relatos como estes se perpetuaram ao longo do tempo, até chegar nossos dias. Intimidação, violência, estupros, morte fazem parte do martírio de um povo, algo que pelo visto não terá fim tão cedo. Depoimento de uma mulher: "Estão transando com as mulheres. É tanto assim que, em 2020, três moças, que tinham apenas por volta de 13 anos, morreram. Os garimpeiros transaram muito com essas moças, embriagadas de cachaça. Elas eram novas, tendo apenas tido a primeira menstruação." 

Fonte: Nossa regressão civilizacional, matéria de Carlos Fausto e Luiz Costa publicada na Folha de S. Paulo de 22/mai/22

CASSAÇÃO | Sexismo 
e hipocrisia - A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, na última quinta-feira, cassou o mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL), julgado por queda de decoro parlamentar. Entre os motivos, agressão a um morador de rua e relação sexual com uma menor de idade, cujo vídeo a respeito foi posteriormente vazado na internet. Depoimento de ex-assessor do vereador para a Comissão de Ética denunciou o cassado por importunação sexual e estupro. Segundo ele, Monteiro costumava manter relações sexuais com adolescentes em salas onde os funcionários trabalhavam. Esther Solano, doutora em Ciências Sociais, em sua coluna em CartaCapital de 17/ago comentou o fato com veemência. Eis um trecho:

"Há níveis de atrocidade que a gente demora um tempo para digerir. Não é possível, não é possível. O que resta de humanidade em nós recusa em aceitar que alguns indivíduos possam ser tão lixo, puro detrito do mais nojento. Mas o excremento humano existe. As feras humanas existem. Oh, se existem. (...) Um homem público, utilizando do seu poder, ostentando seu poder por meio da violência sexual e escondendo sua conduta por trás de um discurso evangelizador. Um sujeito pregador a ordem, da moral e dos bons costumes, da família tradicional, dos valores cristãos. O macho bolsonarista, Bíblia numa mão, arma na outra e falo agressor."




IDEIAS | Cabeças Pensantes 

As pessoas se educam reciprocamente na relação. Isso significa que ninguém é exclusivamente educador. (Mário Sérgio Cortella) *** Entre um governo que faz o mal e um povo que o consente, há certa cumplicidade vergonhosa. (Victor Hugo) *** Raramente vi um país onde a elite tem tanto desprezo pelos pobres como o Brasil. (Noam Chomski) *** Recorrendo a mentiras e traições, um velhaco covarde chega ao poder, convoca uma equipe de hienas para auxiliá-lo em seu desgoverno e em tempo recorde destrói todos os recursos naturais do território que comanda. Calma, gente: é só a sinopse de O Rei Leão(Juca Kfouri)


Mais |

O Pálio de Siena/ Os 4 poderes do Brasil :-)/ Enjoos na gravidez/ Por que os homens têm mamilos? E mais.

https://cesardorneles4.blogspot.com/2022/08/o-palio-de-siena-os-4-poderes-do-brasil.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário